Anúncio

Como começar a meditar? Confira os benefícios comprovados da meditação

Saiba como começar na meditação e quais os benefícios para saúde mental

Foto do revisor (Gabriela)
Revisado por: (Gabriela)
Anúncio


São Paulo, hoje, 13 de junho de 2022, por Miriã Marconi – Com o ritmo de vida acelerado e a preocupação com o financeiro, casa, trabalho e família, a ansiedade se tornou um problema comum. Por essa razão, o cuidado com a saúde mental é um assunto importantíssimo nos dias atuais. E se você soubesse como começar a meditar?

Continua depois da publicidade

Por isso, a meditação vem sendo indicada por especialistas da área de saúde, já que auxilia no equilíbrio das emoções e redução do estresse. Portanto, o artigo de hoje é para quem nunca meditou ou quer aprender a como meditar. Além disso, confira os benefícios dessa prática milenar.

Você também vai gostar de ler: Os 2 melhores exercícios para ajudar a desinchar as pernas: faça eles todos os dias!

Continua depois da publicidade
Como começar a meditar? Confira os benefícios comprovados da meditação - Fonte: Canva
Como começar a meditar? Confira os benefícios comprovados da meditação – Fonte: Canvaa

Como faço para começar a meditar?

Resumidamente, a meditação é uma prática que consiste em te colocar no aqui e agora. Assim, o foco na própria respiração e observação dos próprios pensamentos são os pontos principais da meditação.

Continua depois da publicidade

Nesse sentido, meditar não significa não pensar em nada. Mas, principalmente, aprender a respirar e entrar em sintonia consigo mesmo. Contudo, durante a meditação você apenas observa seus pensamentos, e não tenta controlar nada. Com isso, o fluxo da ansiedade tende a diminuir.

Passo a passo para aprender a meditar sozinho/a

A seguir, confira o que é necessário para aprender a meditar e já colocar em prática o quanto antes:

  • Focar na respiração, expirando e inspirando com atenção;
  • Não tentar pausar ou mudar o fluxo dos próprios pensamentos;
  • Estar em um lugar calmo, se possível longe de ruídos;
  • Se sentar ou deitar de forma confortável.

Leia em seguida: Você conhece a jurubeba? Descubra tudo sobre essa planta, é incrível seus benefícios!

Benefícios da meditação: redução da ansiedade

Em 2021, foi feito um estudo durante o congresso do ESC Acute CardioVascular Care, liderado pela Aocidade Européia de Cardiologia. Nele, se constatou que a meditação traz benefícios para pessoas que sofreram infarto.

Durante o estudo os voluntários foram orientados a manter a prática da meditação diariamente, por algumas semanas. Portanto, a atenção plena, capacidade de foco e de se manter presente, reduz os efeitos colaterais da ansiedade.

Desse modo, a médica Canan Karadas relata, em trecho para Uol, em março de 2021, que a atenção plena nesse tipo de prática pode melhorar a qualidade de vida de sobreviventes do infarto. Ademais, ajuda a reduzir o medo do movimento. A explicação seria que a meditação substitui o pensamento de catástrofe por pensamentos positivos!

Melhora na tomada de decisões, memórias e sentidos

Já outro estudo foi realizado em Harvard e liderado pela neurocientista Sara Lazar. No artigo do oglobo.com, em abril de 2022, a cientista relata que praticantes da meditação possuem maior desenvolvimento na área do cérebro responsável pelos sentidos.

Portanto, também foi comprovado um maior desenvolvimento do cortex frontal, que está associado à tomada de decisões e a memória. Mas e você? Já testou começar a meditar na sua casa? Se sim, conte para nós aqui nos comentários o que achou da prática. Até mais!

Leia agora mesmo: Saiba as 4 dicas para ACABAR COM PIGARRO: saiba as causas para eliminar imediatamente

Carregando comentários aguarde...
...