Anúncio

5 dicas para começar a empreender de forma segura: faça isso e evite riscos desnecessários

Se aplicá-las logo de início, pode evitar muitos riscos e perdas desnecessárias

Foto do revisor (Angelita Jerônimo)
Revisado por: (Angelita Jerônimo)
Anúncio


São Paulo, sexta-feira, 3 de junho de 2022, por Lucca Ranoya – No mundo atual, quase toda e qualquer ação que envolve dinheiro ou não, pode ser vista como um investimento. Investimento de tempo, de atenção, de presença, de dinheiro e de riscos.

Continua depois da publicidade

Antes de tudo, suponho que seria mais sensato discutirmos o conceito (simplificado) de empreendedorismo. Empreender, essencialmente significa tentar resolver algo que é difícil, perigos ou complicado.

Entretanto, no próprio mundo do empreendedorismo, empreender significa muito mais. Empreendedor é aquele que toma iniciativa, que gere o próprio negócio ou o negócio de outro alguém.

Continua depois da publicidade

Ele identifica oportunidades em problemas e consegue, muitas vezes, transformar uma série de ações e retornos lucrativos. Além disso, o empreendedor toma riscos calculados e se responsabiliza por eles. Dessa forma, nesse artigo, compartilharemos 5 dicas com você, para que você possa começar a empreender de forma segura e eficiente.

Continua depois da publicidade

Veja mais: Touca de cetim: poderosa aliada para prevenir o frizz e manter os cabelos alinhados: saiba como usar corretamente

Dicas para começar a empreender de forma segura

Estudar, estudar, estudar e empreender

Em primeiro lugar, estude! Estude o seus riscos, estude a sua ideia, estude outras pessoas, estude o mercado, enfim, estude! Estudar é acumular informações e fazer conexões entre elas, para que, baseado nisso, consiga tomar decisões e agir de forma mais coesa com o ambiente.

Auto conhecimento

Em segundo lugar: se conheça. Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com fechar negócios, tomar riscos, lucrar, comprar, vender etc. Bom, tudo! Pois, é você que irá ser o protagonista dessa história. Portanto, quanto mais conhecer as suas reações perante dificuldades, adversidades e oportunidades, melhor conseguirá direcionar e escolher as suas atitudes para vencer os obstáculos! Se conhecer é se empoderar!

Saiba também: Touca de cetim: poderosa aliada para prevenir o frizz e manter os cabelos alinhados: saiba como usar corretamente

Inteligência emocional

Não adianta ter um intelecto brilhante se você não consegue trabalhar com as suas emoções. Independente do cenário, você vai sentir, e muito, durante o processo: Raiva, frustração, confiança, tristeza, êxtase. Se não souber como lidar com isso, poderá agir por impulsividade e colocar tudo a perder.

Paciência e tempo ao empreender

Ganhar dinheiro, capital e poder, na maioria das vezes, não acontece de um dia para o outro. Qualquer processo na vida tem um tempo correto e sensato para acontecer. Não tente chegar mais rápido, em qualquer lugar que seja, pulando processos ou passando por cima dos outros. Trilhe o seu próprio caminho de conhecimento, se dedique e saiba que: “aqui se faz, aqui se paga”, seja para o bem ou para o mal.

Conexões

A conexão com pessoas é um dos aspectos de grande valor e importância no mundo do empreendedorismo. Para comprar, alguém tem que vender. E vice e versa. Na sua jornada de empreender, haverão rivalidades, amizades e pessoas. Pessoas que irão crescer junto com você, vão te ajudar e serem ajudadas por você.

Empreender nunca é solo. Mesmo que você não veja quem está ali do outro lado. Cultive boas conexões e poucas (se possível, nenhuma) inimizades. Pois, o mundo da voltas e muitas portas se abrem por mãos que, nem sempre, são suas.

Não saia antes de ler: Como fazer sorvete caseiro com apenas 2 ingredientes? Veja que receita fácil!

Carregando comentários aguarde...
...