Brasil ocupa o terceiro lugar do mundo em gastos com cosméticos. Confira detalhes

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Franca, terça-feira, 12 de abril de 2022, por Sheila Sabatini – Segundo dados do último relatório divulgado em 2021, o Brasil é o terceiro país no ranking de consumo de cosméticos do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e China.

Continua depois da publicidade

De antemão a página Humor do Mercado vai trazer as considerações mais importantes dos hábitos de consumo do brasileiro quando diz respeito a higiene e cuidados pessoais que vem crescendo a cada dia. Principalmente com a infinidade de novas marcas que surgem, dia após dia na área de cuidados pessoais e que abrangem todos os gostos- e bolsos também.

Leia também: Como Silvio Santos fez sua fortuna? Descubra a trajetória do homem do Baú

Cosméticos Veganos

A princípio um dos mercados que mais tem crescido nessa área é o mercado de produtos naturais e veganos. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Technavio, estima-se que o mercado de cosméticos veganos pode crescer o equivalente a quase R$ 18 bilhões até 2024, com uma taxa de crescimento anual composta de 4%.

Contudo, essas pesquisas revelam também que os consumidores estão cada vez mais atentos a temas sobre a conservação das espécies, conhecimentos tradicionais associados a natureza e ao comércio justo entre empresas e comunidade, como mostra matéria publicada no site do Sebrae atualizada em 3 de dezembro de 2019.

Cosméticos para todos os bolsos

De maneira idêntica, também houve um crescimento considerável na indústria cosmética que trabalha com produtos mais acessíveis financeiramente.

Continua depois da publicidade

A Classe D e E também consome, e focados nelas empresas tem apostado em cosméticos baratos para atender a necessidade desse público.

Continua depois da publicidade

Além disso, as marcas tradicionais de vendas por catálogo, como Avon e Natura, por exemplo, também trabalham com linhas para todos os bolsos. Além disso,  geram um complemento na renda de muitas famílias que revendem os produtos.

Confira também: Mansão mais cara do mundo custa US$ 500 milhões: veja o que ela tem de tão especial

Perfumaria no Brasil

O mercado de perfumaria no Brasil é único: pois a força das vendas no mercado nacional é muito grande. Isso faz com que a categoria garanta as vendas no varejo mesmo em tempos de crise, segundo aponta Juliana Martins, analista e especialista sênior de beleza e cuidados pessoais na Mintel.
Sendo assim, Juliana também cita que cerca de 82% dos brasileiros usam marcas de perfume nacionais. Contudo, a maioria ainda prefere comprar perfumes em lojas físicas como garantia de credibilidade contra falsificações.

Pandemia de Covid-19

A pandemia de Covid-19 alterou significativamente os hábitos dos brasileiros e impactaram a economia como um todo. Todavia, o setor de cosmética conseguiu passar quase que ileso. Isso graças as diversas pessoas que encontraram no autocuidado uma maneira de passar por esse período crítico.

Dessa maneira estima-se que 1,5% do orçamento do brasileiro atualmente é destinado ao consumo de produtos cosméticos e serviços relacionados a estética como cabeleireiro e manicure.

De acordo com a pesquisa também, 70% dos entrevistados admitiram que mudaram seus hábitos relacionadoa a saúde e cuidados pessoais após a pandemia.

Para finalizar, assista a essa matéria do canal Rede Vida sobre o avanço do mercado de cosméticos no Brasil

.Conta de luz mais barata com o retorno da bandeira verde. Acompanhe a boa notícia

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies