A pontuação do Serasa Score é apenas uma referência e não uma garantia de crédito; saiba como funciona

O Serasa Score é um banco de dados que registra o histórico de crédito de uma pessoa que as empresas usam como referência

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Paraipaba, quarta-feira, 30 de março, por Nonato Vieira ─ Muitas pessoas têm uma ideia errada sobre a pontuação do Serasa Score por falta de informação correta. Nesse sentido, o Humor do Mercado vai esclarecer os seus leitores e eliminar as principais dúvidas que existem sobre o tema.

Continua depois da publicidade

Em primeiro lugar, esse sistema de classificação da SERASA tem um caráter apenas informativo, e não exerce uma influência decisiva na liberação de um crédito. As empresas têm diferentes critérios para conceder crédito, e o Serasa Score é somente um desses critérios.

Leia também: O devedor não fica livre da dívida após cinco anos: fique sabendo o que realmente acontece com o débito

O que é a pontuação do Serasa Score?

O sistema da SERASA é uma ferramenta que muitas empresas utilizam como referência para conhecer o histórico financeiro de possíveis clientes. A pontuação alta no score pode facilitar a aprovação de uma solicitação de empréstimo, por exemplo.

A classificação tem uma variação de 0 até 1.000, que se divide em três grupos. Assim, de 0 a 300 é baixo, acima de 300 até 700 é médio, e mais de 700 já é considerado um ótimo score.

Uma dúvida muito comum é sobre como a Serasa faz os cálculos para determinar o score de cada pessoa. Ne verdade, o score é a soma de comportamentos, ou seja, todas as prestações como contas de água, luz, empréstimos, enfim, tudo que é pago em dia soma pontos.

Continua depois da publicidade

Da mesma forma, cada vez que algum compromisso financeiro tem atraso no pagamento acontece uma perda de pontos. Portanto, a pontuação do Serasa Score possuí variação que depende da situação financeira da pessoa em um determinado momento.

Continua depois da publicidade

Leia como fazer o licenciamento 2022: saiba como pagar e emitir o documento para seu veículo

Como aumentar e consultar o score?

O aumento do score exige uma mudança de hábito e um comportamento de bom pagador que seja constante. Logo, não basta apenas quitar uma dívida atrasada para obter uma melhora imediata na pontuação do Serasa Score.

Com efeito, três fatores precisam ser observados para conseguir uma boa pontuação: manter o nome limpo, pagar os compromissos em dia e sempre atualizar os dados de seu cadastro.

A consulta ao banco de dados do Serasa Score é rápida e gratuita, principalmente para que já tem o cadastro feito. De qualquer maneira, o cadastro também é muito fácil e rápido.

Portanto, com o cadastro no sistema, tudo que o interessado precisa fazer é acessar o site da empresa e digitar o CPF e senha para ver a tela com o seu score.

Por fim, ficou claro que a pontuação do Serasa Score pode ajudar, mas não determinar a concessão de um crédito ou empréstimo. No site da SERASA o leitor encontra tudo que existe de importante sobre o assunto. Além disso, o canal  parceiro Serasa Ensina publicou um vídeo que explica bem o Serasa Score.

Como o aumento nos preços dos alimentos no mundo vai piorar os efeitos da fome

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies