Nos últimos tempos a caminhada pela igualdade de gênero vem colocando as mulheres empreendedoras em grande foco. Dessa forma, hoje, terça- feira, 8 de março de 2022, dia internacional da mulher, vamos falar um pouco sobre a participação da mulher no mundo corporativo.
De antemão a página Humor Do Mercado buscou informações sobre a mulher no mercado hoje em dia e sua importância.
Leia também: Marketing pessoal: veja a importância de fazer do seu nome sua marca
Inicialmente todos nós sabemos que a luta das mulheres que desejam entrar no mercado de trabalho é muito grande. Afinal, muitas das vezes são mães solo e fica muito complicado conciliar a maternidade com a carreira.
Dessa forma, muitas mulheres, especialmente as de baixa renda, se aventuram a começar seus próprios negócios afim de conseguir conciliar a maternidade e a carreira.
De acordo com dados do instituto Data Popular, o Brasil possui 67 milhões de mães, sendo 31% dessas solteiras e 46% trabalhando.
A participação da mulher no mercado empreendedor
Nesse sentido, a fala da especialista em Marketing e Comunidades, Adriana Walter, co-fundadora e sócia da startup que trabalha com operações de vendas através de Inteligência Artificial (AI) chamada HUBKN, aborda que o motivo principal das mulheres de baixa renda empreenderem em novos negócios seja desde uma complementação de renda, como até mesmo o sustento integral da família, onde muitas vezes a mulher é chefe.
Afinal, com a queda de oportunidades no mercado de trabalho, principalmente devido também a pandemia de Covid-19, começar o próprio negócio muitas das vezes foi a única saída dessas mulheres para alcançar uma forma de conquistar seu sustento e de sua família.
Confira também: Workaholic X Worklover: descubra qual a diferença entre os dois
Desafios
De acordo com Adriana, a posição de uma mulher a frente de um negócio ainda é desafiadora. Pois, de acordo com ela, em comparação aos homens, ainda poucas mulheres ocupam cargos de relevância no mundo corporativo.
Apesar dessa realidade estar mudando a cada dia que passa, a luta das mulheres por um espaço maior no mundo corporativo ainda é grande.
A especialista ainda ressalta que para ocupar esse cargo ela precisou se dedicar ao máximo, e enfrentou muitos contratempos cotidianamente.
Contudo, para ela as mulheres possuem mais atenção com os clientes, sendo mais afável.
Outro ponto também fundamental é que as mulheres são mais atenciosas e se atém aos mínimos detalhes acerca do trabalho que executam.
Por fim, ela destaca que é muito importante que as mulheres sigam o seu desejo e acreditem em si mesmas, mesmo o mundo dos negócios ainda sendo extremamente conservador.
Para finalizar, assista esse vídeo do canal “Sebrae Maranhão” trazendo um pouco do programa “Sebrae Delas” onde o foco é o empreendedorismo feminino.