Balanço patrimonial: entenda como manter a saúde financeira da empresa

Entenda como é importante manter um bom balanço financeiro dentro da empresa

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Falamos muito aqui sobre a importância da saúde financeira pessoal. Mas dessa vez, falaremos sobre o balanço patrimonial e como é importante manter a saúde financeira da empresa em ordem. Nesta quarta-feira, 09 de fevereiro, você entenderá a importância desses detalhes.

Continua depois da publicidade

Para compreender o que é balanço patrimonial, é preciso imaginar a situação e pensar que a empresa é a sua casa. O Humor do Mercado explicará de uma maneira simples, como deixar a “casa” em ordem de forma bem didática.

Também, leia: conheça as criptomoedas mais promissoras que o bitcoin para investir agora 

O que é o balanço patrimonial?

Se você pensar na empresa como a sua casa, pensará que quando entra o pagamento, é separado o valor para quitar todas as despesas. Contudo, após pagar aluguel, cartões, energia, água, compras de supermercado, ainda te sobrou R$ 1000,00. Sendo assim, isso significa que as contas ficaram positivas? Não, necessariamente.

Quando falamos em balanço patrimonial, é preciso saber se as finanças estão em equilíbrio. O que significa saber que o fluxo de caixa, o que sai e o que entra, está em ordem. Sendo assim, outras coisas são consideradas, como dívidas, parcelas, valores para receber, etc.

Como é feita a estrutura do balanço patrimonial?

A estrutura do balanço patrimonial é feita em forma de relatório. Neste relatório devem estar todos os ativos e passivos da empresa, assim como o patrimônio líquido dela. Ter esse levantamento é fundamental para fazer análises financeiras sobre o estado da empresa.

Continua depois da publicidade
Para você

O que é ESG e como esse sistema contribui para melhorar a imagem da…

Continua depois da publicidade

Por isso, é recomendado que as empresas façam esse balanço sempre, pelo menos uma vez por ano e, assim, escolher se trabalhará com o lucro real ou o lucro presumido. Mas, essa escolha importa devido à apresentação obrigatória que precisa estar  no Sped ou Sistema Público de Escrituração Digital.

Não deixe de conferir: O que significa ser rico: a diferença que existe entre renda e riqueza

Como fazer um balanço patrimonial?

O ideal é montar uma tabela. Onde, de um lado, você coloca todos os ativos da empresa, como contas a receber e, do outro lado, os passivos, os salários e as contas que precisam ser pagas. Contudo, é preciso listar tudo no balanço patrimonial.

Escolha um período para fazer essa análise. Se for necessário, coloque o departamento financeiro para fazer esse levantamento com base nos números da empresa. Portanto, após ter tudo listado, é preciso calcular os valores e contratar um profissional para fazer as contas com todos os detalhes.

Esses valores precisam ser reais para preencher o balanço patrimonial. Existem regras previstas em lei e, por isso, a importância de contratar alguém. Mas, o mais importante, é que os valores precisam bater para encontrar o patrimônio líquido.

Você pode gostar: Renda passiva: o que é, qual sua importância e como criar a sua

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies