Ter um negócio escalável, e que pode crescer e expandir sem aumentar os custos para isso, ou a gestão operacional, é um dos pontos fortes de várias startups. Este acabou se tornando um modelo de negócio inovador, e por isso, neste domingo, 30 de janeiro, você conhecerá mais sobre o assunto.
Por se tratar de algo inovador e que cresce muito rápido, montar uma empresa que tem um negócio que pode ser escalado, tem seus desafios. O Humor do Mercado trouxe quais são esses principais obstáculos que podem interferir na simplicidade do processo.
Veja mais: Taxa Selic a 9,25%: oportunidade de investimentos no Tesouro Direto
O que é um negócio escalável?
Simplificadamente, um negócio escalável é aquele que pode crescer exponencialmente, sem a necessidade de ceder devido aos custos ou falta de estrutura. Portanto, a escalabilidade permite que a empresa consiga crescer rapidamente, sem custar o equivalente.
Quais os desafios da escalabilidade?
A escalabilidade de um negócio escalável requer preparo. Entretanto, não adianta estar em um bom seguimento, ser bom no campo de atuação, ter reconhecimento e, no fim das contas, não estar pronto para esse crescimento rápido.
A escalabilidade possui muitos desafios, e para alcançar esse crescimento, é preciso transformar o empreendimento em algo escalável se isso estiver nas possibilidades. Sendo assim, um dos principais pontos que precisam ser enfrentados são:
1.Um negócio escalável precisa ser flexível e ágil
A Internet é uma das primeiras coisas que chamam atenção quando se trata de negócio escalável. O que não significa que empresas em ramos tradicionais também não possam escalar. Contudo, é preciso ter um grande pode de adaptação e flexibilidade.
Caso a demanda aumente muito, o negócio consegue dar conta? Portanto, os empreendedores precisam estar muito atentos as mudanças que esse crescimento proporciona. Mas, lidar com alterações legais, sociais, tributárias, são alguns dos principais pontos que precisam ser considerados.
Leia também: Bovespa agora vai? Bolsa fecha em alta e volta a superar expectativas; confira
2.É preciso ter coerência para dar continuidade
Quando uma empresa cresce desorganizadamente, isso não é escalabilidade. Contudo, ter um negócio escalável implica em consistência de resultados. Mas, isso significa que não é só escalar e crescer, é preciso que a empresa mantenha sua essência e a qualidade de seus produtos e serviços.
Sendo assim, é muito comum ver que empresas que escalam, tornam seus processos de operações padronizados para simplificar. Contudo, trabalhos que exigem muitos recursos, não conseguem se desenvolver nessa fase.
3.Outro desafio de um negócio escalável é manter o diferencial
Tem toda empresa que consegue escalar entrega o que precisa. Contudo, ao conseguir fazer isso, se torna um enorme diferencial, principalmente com relação à concorrência. O desafio é muito grande, mas a insurgência de ter um negócio escalável, sem medo de inovar, faz parte do comprometimento de bons líderes e gestores.
Confira: O Bitcoin é para você? Veja 5 dicas antes de investir nesse mercado de criptos