Valores a receber de pessoa falecida: como consultar o dinheiro esquecido

Banco Central estuda forma de os familiares receberem o valor

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São Paulo, domingo, 20 de março, por Cristiane Luzio Rodrigues – No Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC), é possível consultar se pessoas falecidas tem valores a receber para serem resgatados por herdeiros.

Continua depois da publicidade

Primeiro, possuindo o número do CPF e a data da pessoa falecida é possível consultar se existem valores a serem resgatados. Assim, com valores disponíveis, o Banco Central deve informar as formas de recebimento pela família. O Humor do Mercado lhe mostrará que pode também recuperar este dinheiro “esquecido”.

Leia também: Taxa Selic a 11,75%: saiba como multiplicar seu dinheiro com a renda fixa

Herdeiros podem recuperar dinheiro de entes falecidos

A maioria das pessoas está pesquisando se possuem valores “esquecidos” em seu CPF. No entanto, vale lembrar que também é possível consultar se pessoas falecidas tem valores a receber. O programa SRV do BC procura por valores que se referem à créditos em bancos ou instituições financeiras que não foram retirados anteriormente. Conforme informação da matéria de Fabrício Julião, da CNN Brasil, estes créditos são referentes às situações abaixo:

  • Contas correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.
Para você

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Leia também: Antecipação de 13° e saque FGTS: saiba aqui como e quando irá receber

Continua depois da publicidade

Desse modo, havendo valores disponíveis de pessoas falecidas, a instituição bancária deve comunicar o procedimento para resgate. Conforme informado na matéria de Fabrício Julião, da CNN Brasil.

Como consultar?

Contudo, para realizar a consulta, deve saber o CPF e a data de nascimento. Logo após, acessar o site do Banco Central e inserir somente esses dados. Em seguida, saberá se existem valores a receber e qual é a data de recebimento.

Para àqueles que houver sinalização de que não existem valores disponíveis, podem realizar a consulta novamente a partir de 2 de maio. Ou seja, nesta data o BC dará início a uma nova fase do programa. Para ilustrar, assista este vídeo: “Saiba como receber o seu dinheiro esquecido nos Bancos: Sistema Valores a Receber do Banco Central”, do Canal Fonte da Fortuna, do YouTube.

Leia também: Aumento da Selic para 11,75% é a maior desde 2017; saiba como se proteger

 

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies