Como declarar compra e venda de carro no Imposto de Renda? Confira

Declarar veículo financiado sempre traz muitas dúvidas para os contribuintes

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São José do Rio Preto, quinta-feira, 14 de abril, por Sérgio Carrieri – O Imposto de Renda desse ano está próximo e declarar a compra ou venda de veículos, é uma dúvida comum dos contribuintes. Vale lembrar que a Receita Federal prorrogou o prazo para até 31 de maio de 2022.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, o Humor do Mercado vai trazer algumas dicas importantes na hora de declarar um bem motorizado para a Receita. Em primeiro lugar, veículo motorizado pode ser carro, moto, barco ou avião. Contudo, que esteja em nome do contribuinte até a data de 31 de dezembro de 2021.

Como declarar compra e venda de carro no Imposto de Renda. Confira - Pixabay
Como declarar compra e venda de carro no Imposto de Renda. Confira – Pixabay

Leia também: Criptomoedas: confira as 5 que mais valorizaram no mês de março; clique e veja

Como declarar o veículo no Imposto de Renda?

A primeira dica é sempre declarar o valor do bem igual ao valor da compra, sobretudo para se evitar a temida malha fina. Em seguida, na ficha Bens e Direitos escolha o grupo 02, Bens Móveis e o código 01, referente á automóvel. Logo depois informe o número do Renavam no campo correspondente.

No campo Discriminação informe os detalhes do veículo, como marca, modelo, placa e ano de fabricação. Bem como o valor da venda ou aquisição quando for o caso, e também se foi á vista ou a prazo. Veículos quitados que já apareceram em declarações anteriores, devem ter o mesmo valor declarado.

Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Confira: Empréstimo on-line é seguro? Confira as empresas que são confiáveis

E como fazer a declaração, com veículo financiado?

Contudo, caso o veículo esteja financiado, declarar apenas o valor pago até então. Por exemplo, incluir o valor da entrada se houver, mais o valor das parcelas pagas no ano de 2021. Ou seja, esse processo deverá ser repetido todo ano até a quitação do veículo, conforme artigo de ontem no Portal Jovem Pan.

Da mesma forma, a venda de um veículo em 2021 também deverá ser informada pelo contribuinte. E para isso, deverá zerar a posição no campo “Situação em 31/12/2021”, informando ainda os dados do comprador. E por último, incluir informações suficientes para a Receita Federal identificar a transação.

Enfim, é muito importante para o contribuinte preencher a declaração de maneira mais detalhada possível. Evitando assim o risco de cair na malha fina ou pagar mais imposto do que deveria. Então, para saber mais sobre o Imposto de Renda 2022, assista ao vídeo abaixo do canal O Globo.

Leia também: Mercado Livre é acusado de praticar concorrência desleal. Entenda

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies