Na semana passada, a Uber Eats anunciou que vai encerrar o serviço de delivery de restaurantes. Inclusive, foi uma notícia que deixou muita gente surpresa. Mas, será que isso tem alguma relação com você? Hoje, 11 de janeiro, você vai ver se o fim da Uber Eats ameaça o seu bolso.
O delivery vai continuar somente até o dia 7 de março. Entretanto, a empresa anunciou também que vai focar apenas em entrega de supermercados, atacadistas e outras lojas. Para entender melhor a situação, continue lendo a matéria abaixo, que a equipe do blog Humor do Mercado preparou para você hoje.
Você pode gostar: Conheça agora o simulador de aposentadoria do INSS e tire suas dúvidas
Entendendo a concorrência da Uber Eats
Primeiro, é fundamental tem uma visão do mercado para depois tirar conclusões sobre a decisão da Uber Eats. Segundo dados nacionais, o market share da empresa estava entre 9% e 11% no ano de 2020. Por outro lado, o Ifood detinha de 75% a 79% de fatia no mercado. O restante seria da empresa Rappi, de mesmo segmento. Portanto, é possível ver uma grande diferença nesses números em relação à concorrência.
A Uber Eats disse que essa decisão foi tomada devido a uma questão de estratégia da empresa. Depois dessa explicação rápida, agora podemos seguir para a pergunta que não quer calar: será que o fim da Uber Eats pode ameaçar o meu bolso?
Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…
Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…
Leia ainda: Thiago Nigro, O Primo Rico, faturou seu primeiro milhão aos 26 anos
Influência da decisão para o consumidor
Sim, infelizmente a decisão da Uber Eats vai influenciar no bolso do consumidor. Através dos números acima, podemos ver a grande competição das empresas no mercado. Portanto, agora o consumidor deixa de ter três opções e passa a ter menos opções para pedir delivery. Isso significa que são menos prestadores disponíveis no mercado. Dessa forma, o consumidor vai estar sujeito ao aumento de preços. Com um concorrente a menos no mercado, as empresas vão cobrar os preços que quiserem. Isso fica ainda mais claro, observando o market share delas.
Portanto, existe uma grande chance disso acontecer nos próximos meses. Infelizmente, o consumidor vai ser prejudicado diretamente nessa situação. Então, provavelmente as empresas também estão sujeitas a quedas de números, já que o consumidor pode chegar a diminuir o consumo desse tipo de serviço.
Para finalizar, você vai ver um vídeo logo abaixo. Ele é do canal Daniel Monteiro. Através dele, você vai descobrir se essa decisão da Uber Eats é definitiva ou temporária. Ele tem menos de 4 minutos, portanto, não vai tomar muito do seu tempo. Aproveite!
Confira: Educação financeira: veja 3 sites com cursos on-line gratuitos