Qual o tempo máximo que meu nome pode ficar no Serasa e SPC? Descubra agora

O seu nome só pode ficar com pendência, por um prazo máximo

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Goiânia, quinta-feira, 17 de março – Você já esqueceu ou deixou de pagar uma dívida e acabou com o nome sujo no Serasa ou no SPC? 48% dos brasileiros, tiveram o seu nome negativado, nos últimos 12 meses, segundo a matéria publicada por “g1”, no portal do G1, em janeiro de 2020. 

Continua depois da publicidade

Conviver com um nome sujo nesses órgãos pode ser um grande desafio, afinal, isso dificulta o acesso a crédito e empréstimos em instituições financeiras. Por isso, hoje vamos te mostrar em quanto tempo você pode ter o seu nome limpo de volta, além dos prazos oficiais e o prazo para a dívida “caducar”. Mais detalhes, aqui no Humor do Mercado.

Confira: empréstimo PicPay, veja suas vantagens e o passo a passo para solicitá-lo em 2022

Entenda em quanto tempo a dívida caduca

É bastante comum o uso do termo “caducar” para se referir ao tempo em que a dívida expira. Dessa forma, é de conhecimento popular que após 5 anos da dívida, mesmo que ela não tenha sido paga, o seu nome será retirado do Serasa, do SPC e de outros órgãos do tipo. 

Ou seja, significa que o seu nome apenas pode ficar “sujo”, ou restrito, por no máximo 5 anos. Após esse período o seu nome será limpo e retirado de qualquer lista de restrição. Apesar de parecer uma grande vantagem, afinal, você não precisou pagar a dívida, para ela ir embora e o seu nome ficar limpo.

Qual o tempo máximo que meu nome pode ficar no Serasa e SPC? Descubra agora
Qual o tempo máximo que meu nome pode ficar no Serasa e SPC? Descubra agora / Créditos de imagem freepik

No entanto, os bancos e outras instituições financeiras não vêm essa prática com bons olhos, pelo contrário. Portanto, os bancos possuem uma lista de restrição e o seu nome pode ir parar em uma dessas listas, por práticas assim. Ou seja, podem te negar crédito quando você precisar. 

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Leia também: Nubank cria cartão de crédito com novos benefícios para clientes; descubra quem pode solicitá-lo

Outro ponto importante é que a empresa detentora da dívida ainda possui o direito de cobrar até o pagamento ser efetuado, mesmo após o período de 5 anos. O que significa que as empresas podem continuar ligando e mandando mensagens sobre a dívida, até o pagamento ser efetuado.

Serasa e SPC: bons motivos para limpar o nome

Por isso, o indicado é que você busque quitar ou negociar a dívida da melhor maneira possível para você. Confira alguns dos principais benefícios de ter um nome limpo no Serasa e no SPC: conseguir crédito quando precisar, ter acesso a cartões de crédito, ter a vida financeira em ordem e possuir um bom score no Serasa.

Esses são apenas alguns motivos para manter os seus pagamentos em dia e o seu nome limpo no Serasa e no SPC. Agora, se você já quitou a sua dívida e deseja saber em quanto tempo seu nome ficará limpo, também vamos te contar tudo sobre isso! 

Após quitar a sua dívida, a empresa tem até 5 dias úteis para retirar qualquer tipo de registro no Serasa e SPC. Se o seu nome não sair desses órgãos em até 5 dias úteis, você pode entrar em contato direto com a empresa ou organizações de defesa do consumidor.

Por isso é importante sempre manter o comprovante de pagamento. Veja o vídeo, “Aumentar score 2.0: Guia infalível para ter um cartão de crédito com ótimo limite!”. Esse é um vídeo do canal, “Dinheiro Com Você – Por William Ribeiro”, do YouTube.

Confira: vale a pena abrir conta PJ em banco? Descubra as vantagens da opção e veja quem pode solicitá-la

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies