A guerra entre Rússia e Ucrânia vai levar o mundo a uma nova recessão da economia mundial? Entenda

Será que o conflito entre a Ucrânia e Rússia é capaz de criar um cenário de recessão da economia?

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Franca, quarta-feira, 16 de março de 2022  – Segundo uma matéria do site G1 da globo, publicada em março de 2022,  a pergunta que muitos estão se fazendo é: a guerra na Ucrânia pode levar o mundo a uma nova recessão econômica? Acompanhe esse artigo para saber a resposta.

Continua depois da publicidade

O Humor do Mercado vai trazer para você hoje se há possibilidade de o mundo entrar em uma nova recessão econômica, pois a questão pode ser mais complicada do que se imagina. Confira abaixo todos os detalhes.

Leia também:O PIB avança 4,6% em 2021 e o Brasil sai de recessão técnica

Entenda aqui se a guerra entre Rússia e Ucrânia vai levar o mundo a uma nova recessão da economia Mundial Reprodução -Canva
Entenda aqui se a guerra entre Rússia e Ucrânia vai levar o mundo a uma nova recessão da economia Mundial Reprodução -Canva

Nova recessão

A pergunta que todos fazem neste momento é se as sanções econômicas, impostas a Rússia por causa da invasão na Ucrânia podem levar o mundo a uma nova retração da economia Mundial. A princípio, segundo os economistas, não. Porém, essas medidas contra a Rússia, podem levar a consequências negativas aos países que estão impondo essas medidas.

Segundo um relatório do banco J.P Morgan, a pressão que a economia russa vem sentido atualmente é muito grande. E com isso há riscos de a Rússia não conseguir cumprir com suas obrigações. Desse modo trazendo consequências aos países credores da dívida russa.

Além disso, também há pressão no preço das commodities que já vinham com uma forte pressão causada pela pandemia da COVID- 19. Produtos especialmente como petróleo, gás natural, trigo e milho devem sofrer ainda mais com uma nova inflação global.

Continua depois da publicidade

Nesse sentido, para tentar conter uma escalada inflacionária, bancos de todo mundo podem acabar aumentando os juros. Com isso, a economia global tende a crescer menos de 4% no ano de 2022. O Brasil também vai sofrer ainda mais forte com uma nova retração da economia Mundial. As exportações devem ser afetadas e o crescimento do país deve ser igual a zero.

Continua depois da publicidade

Sanções econômicas impostas a Rússia

Desse modo, a invasão da Rússia a Ucrânia levou o país a sofrer fortes sanções econômicas de: EUA, União Europeia e Grã Bretanha. Sendo Assim, Entre as várias medidas estão a exclusão da Rússia do sistema Swift e congelamento das reservas do banco central russo mantidas no exterior.

Como resultado dessas sanções a moeda russa caiu cerca de 30% na segunda- feira (28). Com isso o banco central russo elevou os juros a 20%. Os russos chegaram a fazer filas nos caixas eletrônicos para sacar dinheiro, temendo as restrições de saques. Porém, o banco central russo pediu calma, alegando ter os recursos necessários para manter a estabilidade financeira do país.

Confira também: Conheça Volodymyr Zelensky, o ator que virou presidente da Ucrânia

As consequências

Como resultado, as consequências das sanções econômicas impostas a Rússia devem ter grandes impactos, não só na Rússia mas também em todo mundo, a exclusão da Rússia do Swift irá ter efeitos colaterais para quem tem dinheiro a receber da Rússia.

Os governos dos Estados Unidos, Europa e Reino Unido esperam minimizar os efeitos das sanções com suas próprias economias. No canal da “CNN Brasil” podemos ver um pouco mais sobre os possíveis impactos econômicos mundiais resultado da guerra na Ucrânia.

Guerra na Ucrânia: como fica o comércio brasileiro com o conflito no leste Europeu? Descubra

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies