Declarando criptoativos e os dados dos dependentes com a nova mudança

Veja o que mudou para a declaração do Imposto de renda nesse ano

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Brusque, quinta-feira, 24 de março – Para quem vai declarar o imposto de renda em 2022, tem como prazo até o dia 29 de abril. Contudo, quem está declarando criptoativos, precisa se atentar há algumas mudanças no sistema.

Continua depois da publicidade

A Receita Federal vem se esforçando nos últimos anos, para deixar a plataforma mais fácil e mais intuitiva de entender para quem precisa fazer a declaração do Imposto de renda. Por isso, que hoje em dia, já existem muitas novidades que o contribuinte precisa ficar atento e o Humor do Mercado vai mostrar quais são elas.

Confira também: Mudança na lei para aplicação de ICMS em combustíveis; saiba como afetará seu bolso

Novos recursos para declarar o imposto de renda

Um dos novos recursos que foi elaborado pela Receita para facilitar a declaração é a ficha pré-preenchida, que traz muitos dados comuns dos contribuintes, bastando apenas confirmar as informações. Esse preenchimento pode ser feito pelo próprio smartphone ou computador.

Além disso, a restituição do imposto na hora que estiver declarando criptoativos, pode ser feito através de ‘PIX’. Mas é preciso saber exatamente onde inserir as operações com moedas digitais como NFTs e Bitcoin dentro da plataforma.

Facilitação das declarações

A mudança no formato da declaração para quem investe, está muito mais fácil, mas exige atenção dos contribuintes na hora que estiverem declarando criptoativos. A intenção é que essas mudanças facilitem as declarações, para que haja menos malha fina, segundo a matéria do mês de março de 2022, de Juliana Elias do CNN Brasil.

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Todo contribuinte a partir deste ano, vai acessar o sistema usando apenas um login. Inclusive a própria conta do site do gov.br. Mas, ao se cadastrar no portal do Gov, o contribuinte pode realizar diversos serviços através da internet, usando uma única plataforma e um único login para isso.

Existem níveis de segurança, divididos em bronze, prata e ouro. Para que o usuário faça suas autenticações on-line, os dados podem ser comprovados juntos de instituições parceiras, como Denatran e bancos.

Saiba mais: Empréstimo Caixa: valores até R$ 1 mil e negativados terão direito; saiba como solicitar

Declarando criptoativos e dependentes

Com toda a facilitação para quem está declarando criptoativos, a reorganização agora está dentro da categoria de Bens e Direitos. Entretanto, agora os códigos estão mais específicos para cada situação, incluindo para quem opera com criptomoedas, NFTs entre outros.

Com relação a declaração dos dependentes, a alimentação dos dados também é feita em um novo campo. Contudo, agora é preciso informar o CPF e a data de nascimento do beneficiado e o declarante também preciso deixar declarado se mora junto ou não. Há possibilidades de incluir mais dados, mas fica a critério do contribuinte. O canal ‘Transformação Digital’ fala muito sobre o mercado, e como deve ser feita a declaração.

Confira o artigo: Raízen (RAIZ4) teve alta de quase 10%; saiba se é o momento de investir

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies