Vinagreira: como plantar a famosa espécie em seu jardim, não perca as principais orientações

Vinagreira (reprodução Canva Pro)
Vinagreira (reprodução Canva Pro)

Salvador, 28 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – A hibiscus sabdariffa, também conhecida como vinagreira, é uma planta tropical que é cultivada principalmente por suas folhas e flores, usadas normalmente para preparos de chás. Originaria das regiões tropicais da África e da Ásia, a vinagreira é uma planta perene que pode alcançar até 2 metros de altura.

Ademais, a vinagreira possui folhas grandes, verde-escuras, com uma textura lisa e brilhante. As flores são grandes, medindo cerca de 10 cm de diâmetro, e podem ser de cor vermelha, rosa ou branca.

Logo, se você estiver interessado em cultivar sua própria vinagreira em seu jardim, siga essas etapas para plantar e cuidar da sua planta. Desta forma, continue nos acompanhando e confira a escolha do local, preparo do solo, como plantar a espécie, dentre os demais cuidados.

Escolha do local e preparo do solo

Conforme o site Wiki How, a vinagreira prefere sol pleno e solo fértil e bem drenado. Deste modo, em seu jardim, escolha um local que tenha boa drenagem e que receba sol pleno durante a maior parte do dia.

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

Se você mora em uma área com invernos frios, é melhor cultivar a planta dentro de casa ou em vasos. Assim, para preparar o solo antes de plantar, adicione adubo orgânico ao solo para melhorar a fertilidade e drenagem, como o húmus de minhoca.

Após, misture a terra com uma camada de adubo orgânico e mexa bem. Certifique-se de que o solo esteja fofo e solto antes de plantar.

Plantio da vinagreira

Plante as sementes em covas de 0,5 cm de profundidade e deixe as linhas espaçadas com cerca de 1 m de distância e entre 0,5 e 1 m entre cada planta. Cubra as sementes com uma camada fina de terra e pressione levemente para garantir que elas estejam em contato com o solo.

Regue as sementes imediatamente após o plantio. Mas, para quem deseja um cultivo mais rápido, deve optar pelo plantio das estacas, que deve seguir a mesma orientação de preparo do solo.

Vinagreira (reprodução Canva Pro)
Vinagreira (reprodução Canva Pro)

Irrigação e poda

Ademais, a vinagreira precisa de muita água para crescer e prosperar. Desta forma, certifique-se de que o solo esteja sempre úmido, mas não encharcado. Assim efetue a rega da planta diariamente, especialmente quando o tempo estiver quente e seco.

Quanto à poda, a vinagreira precisa ser podada regularmente para mantê-la saudável e livre de ervas daninhas, cortando as folhas e ramos secos e danificados regularmente. Isso, portanto, também ajuda a estimular o crescimento de novos ramos e folhas.

Fertilização

A vinagreira necessita de fertilização regular para o seu crescimento adequado. Assim, adicione fertilizante orgânico ao solo a cada 2 meses para fornecer nutrientes adicionais à planta.

Use um fertilizante com altos teores de potássio e fósforo para estimular o crescimento e a produção de flores. Como por exemplo disso está o NPK 4-14-08 ou farinha de ossos, igualmente rico nesses micronutrientes.

Vinagreira (reprodução Canva Pro)
Vinagreira (reprodução Canva Pro)

Colheita da vinagreira

Por fim, as flores e folhas da vinagreira podem ser colhidas quando estiverem completamente maduras. As folhas podem ser colhidas entre 60 a 90 dias pós o plantio, já a floração ocorre entre 5 a 6 meses. Assim, o Tecno Notícias  recomenda cortar as flores e folhas com uma tesoura afiada e deixe-as secar ao sol por alguns dias antes de usá-las.

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.