Salvador, 27 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Já ouviu falar no poejo? Conhecido cientificamente por mentha ppolegium, a planta é uma erva condimentar, pertencente à família das lamiáceas, com origem euroasiática e africana.
Parente da hortelã, o poejo é uma planta herbácea, aromática e medicinal, que apresenta ramos quadrangulares e ramificados, com folhagens pequenas, delicadas, com margens dentadas e de coloração verde. Ademais, o poejo também desabrocha suas flores pomposas, róseas ou roxas.
Assim, de modo a diversificar a horta doméstica, você pode acrescentar o poejo junto com as demais ervas e temperos. Assim, continue acompanhando nosso artigo e confira o passo a passo para conduzir a espécie em vasos, além dos principais cuidados que garantem a sua manutenção, confira.
Clima
Para um bom desenvolvimento do poejo em seu canteiro, é preciso que o clima seja adequado. A erva prefere um clima subtropical e temperado, ou seja mais ameno.
Ademais, também é uma espécie sensível, que não tolera geada ou calor excessivo. Desta forma, caso more em regiões mais quentes, opte por conduzir o plantio do poejo em meses que abrangem o outono. E, em contrapartida, caso more em regiões muito frias, opte por conduzir o plantio em estufas.

Preparo do vaso e do substrato
Para conduzir o plantio do poejo em vasos, é preciso adquirir um recipiente que disponha de furos em sua base. Ademais, siga forrando todo o fundo do recipiente com argila expandida e, posteriormente, acrescente um pedaço de manta bidim.
Para o substrato, conforme João Mathias, em 02 de dezembro de 2013, em colaboração com o Globo Rural, deve ser rico em material orgânico, úmido e alcalino. Assim, faça um mix com terra vegetal, materiais mais alcalinos como farinha de ossos ou casca de ovo triturada e um pouco de vermiculita.

Plantio do poejo
Para que a planta tenha um bom desenvolvimento, o Tecno Notícias recomenda iniciar o cultivo durante a primavera ou outono apesar de poder ser plantado durante todo o ano. Após preencher o vaso com o substrato indicada, adicione as sementes do poejo a 0,5 centímetros de profundidade, cubra delicadamente com o restante do conteúdo e com a regadura.
Iluminação e irrigação
Como cuidados básicos, o poejo precisa de bastante atenção com a iluminação e rega. Nesse aspecto, o vaso da erva deve estar posicionado em locais ensolarados, recebendo iluminação solar direta por algumas horas durante o dia. Assim, caso conduza o plantio em apartamentos, opte por deixá-los próximos às janelas ou em sacadas.
Quanto à irrigação, por apreciarem solos úmidos, é preciso que a rega seja constante, pelo menos uma vez ao dia. Mas, tenha atenção para não pesar a mão e deixar o solo muito empoçado.

Colheita do poejo
A colheita normalmente ocorre entre 3 a 4 meses após o processo de plantio, o que pode variar conforme as condições climáticas e de cultivo. Assim, retire os galhos floridos, logo abaixo das flores. Dessa forma, seguindo todas essas orientações de plantio, você terá o poejo sempre disponível em sua horta doméstica de ervas e temperos!