Seu cacto está amarelo? Entenda o problema e salve sua plantinha

Cactos dentro de casa é um charme, veja como manter os cuidados! - Fonte: Canva
Cactos dentro de casa é um charme; veja como manter os cuidados! - Fonte: Canva

São Paulo, 22 de janeiro de 2023, por Letícia Shinzato Paes – Os cactos já são considerados a tendência de 2023. Vale destacar que os mesmos também fizeram muito sucesso durante todo o ano que terminou.

O motivo desse favoritismo? A facilidade do seu cultivo e plantio. Contudo, apesar dessa baixa manutenção, é importante se atentar às situações onde, por exemplo, seu cacto mude de cor.

Dentro desse contexto, resolvemos explicar o motivo do cacto perder a sua cor e ficar amarelo. Assim, você poderá cuidar e cultivar essas plantinhas da melhor maneira possível. Além disso, vai deixar o ambiente onde elas se encontram com muito mais vida.

Descobrindo a razão do problema

Assim que você perceber que o seu cacto está ficando de outra coloração, não deixe de investigar mais a fundo qual a razão desse problema. Afinal, isso é o que pode levar a sua plantinha à morte.

Abaixo, você poderá encontrar possíveis fatores que levam à descoloração dos cactos. Não deixe de se atentar a todas as explicações para que você possa identificar o quanto antes o problema.

Cactos (Foto: Reprodução Canva)
Seu cacto está amarelo? Entenda o problema e salve sua plantinha (Foto: Reprodução Canva)

Falta ou excesso de água

Sem dúvidas, a falta ou excesso de rega é um dos principais causadores dos cactos amarelados. Para contornar a situação, não deixe de investigar a quantidade necessária de água da espécie em questão e adeque à rotina.

Vale destacar que, caso o amarelado do seu cacto seja causado por esse motivo, não é necessário grande preocupação. Afinal, você poderá recuperar a sua plantinha em poucas semanas. Uma notícia mais do que aliviante, não é mesmo?

Cactos (Foto: Reprodução Canva)
Seu cacto está amarelo? Entenda o problema e salve sua plantinha (Foto: Reprodução Canva)

Falta de luz solar

Os cactos, conforme apontado pela redação da Abril, no dia 23 de janeiro de 2022, exigem uma grande quantidade de luz solar para que possam crescer saudáveis e com uma cor viva em suas folhas. Caso esse fornecimento não aconteça, a sua planta pode acabar mudando de coloração.

Reportagem sobre cactos (Foto: Reprodução Casa Abril)
Reportagem sobre os cactos que, diante de fatores, podem ficar amarelados e morrerem (Foto: Reprodução do portal Casa Abril)

Dentro desse contexto, não deixe de posicionar o seu cacto em um local onde ele receba luz solar todos os dias da sua vida. Assim, você manterá as suas cores vivas e, claro, reluzentes. Detalhe que, sem dúvidas, chamará a atenção de todos os seus convidados. Ou seja, o cacto será alvo de muitos elogios.

Agora que você já aprendeu tudo sobre o cacto e seus cuidados, convidamos você a ficar por dentro de todas as outras matérias aqui do Tecno Notícia sobre Agro. Sem dúvidas, com nossas matérias, você vai aprender muito sobre todas as espécies de plantas.

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno de entretenimento do site 'Folha Go!' e 'Tecnonoticias'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].