Jasmim: aprenda a cultivar a espécie perfumosa pela muda de forma simplificada

Jasmim (reprodução Canva Pro)
Jasmim (reprodução Canva Pro)

Salvador, 22 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Pensando em expandir o seu jardim plantando uma florífera? Você pode apostar no plantio do jasmim. A flor de jasmim é uma das mais populares e belas do ocidente, dispõe de um intenso aroma e uma beleza que carrega um grande valor ornamental, ideal para decorar diversos espaços. Portanto, de modo a possuir a espécie compondo o seu jardim, confira como plantar jasmim pela muda.

Assim, reunimos para você em nosso conteúdo o guia completo de cultivo do jasmim pela muda. Ademais, continue acompanhando o nosso artigo e confira as variedades das floríferas, como preparar a muda e conduzir o plantio, além dos demais cuidado com a espécie, veja abaixo.

Jasmim (reprodução Canva Pro)
Jasmim (reprodução Canva Pro)

Tipos de jasmim

Antes de dar início ao cultivo do jasmim pela muda, é preciso conhecer as variedades mais populares das floríferas. Conforme o site Abril em 12 de dezembro de 2021, o jasmim-verdadeiro (jasminum officinale)  possui um vigoroso cacho de flores brancas que se perfumam no verão.

O jasminum nudiflorum, conhecido como jasmim-de-inverno, dispõe de flores amarelas brilhantes e caules arqueados no inverno. Ainda, o jasmim-dos-poetas (jasminum polyanthum) também é bastante requisitado, pois possui flores brancas perfumosas no final do inverno e início da primavera.

Imagem Casa
Imagem Casa

Preparo da muda

Após escolher a variedade desejada, é hora de pôr a mão na massa e partir para a formação das mudas. Assim, selecione um caule de uma planta saudável, cortando cerca de 10 a 15 cm do caule com auxílio de uma tesoura de poda. É recomendável cortar o caule logo abaixo do nódulo de uma folha, aumentando as chances de produção mais saudável de mudas.

Após esse passo, retire as folhas da base do caule, deixando algumas folhas na parte de cima. Ainda, conduza a poda de possíveis flores murchas do caule que podem extrair para si os nutrientes da sua muda.

Jasmim (reprodução Canva Pro)
Jasmim (reprodução Canva Pro)

Plantio em vasos

Após o passo anterior, é hora de plantar o jasmim a partir das mudas. Assim, escolha um vaso com furos em sua base, e que disponha de uma camada drenante forrando todo o seu interior com argila expandida. Ainda, forre a camada com uma manta bidim, de modo a evitar a passagem de pedriscos e substrato para os furos do vaso.

O solo para qualquer jasmim deve ser leve, com alto poder drenante e rico em material orgânico. Desta maneira, faça seu próprio substrato a partir da mistura de 2 parte de terra vegetal, 1 parte de perlita e 1 parte de conteúdo orgânico como o húmus de minhoca, por exemplo. Assim, molhe a terra e faça uma cova com cerca de 1/3 do tamanho da muda.

Para estimular o enraizamento da muda, você pode aplicar um hormônio enraizador na base da sua muda (feita o corte). Posteriormente, acomode a muda ao substrato e pressione a terra em volta da muda com os dedos. Mantenha a muda próximo às janelas e, em um período entre 4 a 6 semanas, ocorrerá o desenvolvimento das raízes do seu jasmim.

Jasmim (reprodução Canva Pro)
Jasmim (reprodução Canva Pro)

Cuidados com o jasmim

Para que o seu jasmim se desenvolva como o esperando, posicione-o em um local que receba pelo menos 6 horas de iluminação solar direta. Ademais, a rega deve ser feita diariamente durante a primavera e verão, porém, tendo maior atenção para não empoçar o solo.

durante o inverno você deve diminuir a frequência de regas, de modo a evitar o aparecimento de fungos. E, para estimular a floração da planta, o Tecno Notícias recomenda a aplicação de adubos líquidos ricos em fósforo, que ajuda na formação das flores.

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.