As lindas violetas são as flores perfeitas para cuidar dentro de casa; saiba mais

Violetas (Reprodução Canva)
Violetas (Reprodução Canva)

Salvador, 22 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – Quer começar a cultivar uma espécie perfeita para ambientes interiores e que ainda produz lindas flores? Violetas são a alternativa perfeita para você!

Delicada, a pequena planta é famosa por suas pétalas roxas, e são poucos os cuidados necessários para mantê-la vistosa. Assim, você reúne praticidade e beleza em apenas uma única plantinha.

Ideal para o cultivo em vasos, a planta pode florescer durante todo o ano e são muitas as condições que favorecem o sucesso da espécie. Ademais, você ainda pode carregar charmosas cores para a sua decoração investindo nas variedades em tons de rosa e branco. Confira, a seguir, como plantar violetas e tudo sobre seus cuidados e manutenção.

Violetas (Reprodução Canva)
Violetas (Reprodução Canva)

Cultivo de violetas

A propagação de mudas de violeta é muito simples. Você pode conseguir uma nova muda através de uma folha. Para isso, plante a folhinha em um bom substrato, sem afundá-la muito, e regue, mantendo a umidade.

Ainda, o enraizamento pode ser feito na água. Após o desenvolvimento das raízes, os pequenos brotos começam a surgir depois de seis a oito semanas, bastando fazer o transplante para os vasos em seguida. O ciclo total de cultivo costuma levar quatro meses.

Solo adequado

Os solos ideais para violetas são aqueles com boa drenagem e ricos em matéria orgânica. Além disso, você pode acrescentar materiais como casca de pinus triturada, perlita ou vermiculita para criar o substrato ideal ao seu desenvolvimento. Uma mistura, nas mesmas proporções, de terra de jardim, terra vegetal e areia também é uma opção.

Luz ou sombra?

Violetas devem ser mantidas em locais ideais para que suas flores continuem saudáveis durante todo o ano. Desse modo, ambientes com iluminação abundante são essenciais. Dentro de casa, posicione o vasinho da planta próximo a janelas ou varandas ensolaradas. Contudo, a incidência dos raios solares deve ser indireta, visto que o excesso de luminosidade pode queimar flores e folhas.

Outrossim, da mesma forma que a luminosidade, a temperatura também é um fator importante. A espécie gosta de temperaturas amenas, ou seja, durante o dia não deve ser muito quente, nem durante a noite deve ser muito frio.

Então, a dica é investir em espaços frescos durante os períodos de calor e em locais protegidos no inverno. Lembre-se que o calor também deve chegar de forma indireta na planta para melhor crescimento e floração.

Violetas (Reprodução Canva)
Violetas (Reprodução Canva)

Regas

A violeta possui raízes muito finas e, por isso, não tolera excesso de água durante as regas. Logo, além de apostar em substratos bem drenados que dificultam o acúmulo de umidade, dê preferência a recipientes de barro que também favorecem o escoamento. Ademais, regue a cada dia pela manhã verificando se o solo está seco, ou não, e evite molhar as folhas e flores, protegendo-as de fungos.

Adubação

Segundo Simone Sayegh em matéria para o site UOL, em 27 de julho de 2013, a adubação regular costuma beneficiar bastante o desenvolvimento de violetas. Dessa forma, você pode acrescentar o composto de três em três meses para fortalecer a planta. Dê preferência para os adubos químicos do tipo NPK, específicos para violeta, fazendo a aplicação diretamente no solo.

Imagem UOL
Imagem UOL

Viu, como pode ser fácil cultivar um pé de violeta? Você também pode plantar a espécie direto no chão, mas, as condições de cultivo (drenagem do solo, iluminação e temperatura) sugerem maior sucesso de manutenção da planta em vasos, o que a torna perfeita para ambientes internos.

Por fim, também é possível fazer o replantio de violetas uma vez por ano, estimulando seu crescimento. O importante é desfrutar de suas charmosas flores e os poucos cuidados cobrados de quem as cultiva. Aproveite as dicas do Tecno Notícias e comece já!

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]