Plumeria em vasos: plantando e manejando uma beleza exuberante no jardim

Pluméria (reprodução Canva Pro)
Pluméria (reprodução Canva Pro)

Salvador, 04 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunto – A pluméria, conhecida cientificamente por Plumeria L. é um grande gênero botânico pertencente à família das apocináceas. A planta tropical é conhecida por suas flores exóticas e fragrantes, ideais para a ornamentação de jardins e vasos.

Originada do Haiti e das Caraíbas, a planta perene floresce no verão e no início do outono. Com folhas grandes e carnudas e flores de diversas cores, essa é uma adição vibrante e acolhedora a qualquer jardim. 

Além de sua beleza, a pluméria também é conhecida por seu aroma doce e envolvente. As flores são usadas em perfumes e em cerimônias religiosas em vários países tropicais. Assim, se você quer adicionar uma espécie exótica e fragrante ao seu jardim, continue acompanhado este artigo para descobrir como cultivar sua própria pluméria em vasos. 

Ambiente apropriado para a pluméria

Conforme o site Wiki How, a pluméria é uma planta tropical que prefere climas quentes e úmidos, com temperaturas médias acima de 21ºC, especificamente entre 20 e 30ºC. É importante que a planta seja exposta a pleno sol, mas também é possível cultivá-la em lugares parcialmente sombreados. Quando cultivada em vasos, é importante escolher um local que receba bastante luz solar, mas que também esteja protegido do vento. 

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

Preparo do Substrato

Antes de plantar sua pluméria, é importante preparar o substrato. Assim, o solo ideal  é rico em matéria orgânica, bem drenável e leve. Uma mistura de terra de jardim, areia grossa e húmus de minhoca é uma boa opção.  

Pluméria (reprodução Canva Pro)
Pluméria (reprodução Canva Pro)

Plantio da pluméria em vasos

Quando plantar sua pluméria, é importante escolher um vaso de tamanho médio, com pelo menos 30 centímetros de diâmetro e 30 centímetros de profundidade. Desta maneira, adicione uma camada de drenagem no fundo do vaso, feita de argila expandida antes de adicionar o substrato para evitar o acúmulo de água no fundo do recipiente.

Ainda, o Tecno Notícias recomenda a adição da manta bidim posteriormente à camada drenante. Após, acomode a muda centralizada no vaso e preencha com o substrato preparado, apertando suavemente o solo ao redor da muda e regue abundantemente. 

Pluméria (reprodução Canva Pro)
Pluméria (reprodução Canva Pro)

Irrigação e Iluminação

A pluméria precisa de muita água para se desenvolver, especialmente durante a estação de crescimento, de abril a setembro. Assim, regue a planta regularmente, mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado. Ademais, conduza a rega preferencialmente pela manhã ou ao final da tarde, evitando os horários mais quentes do dia. 

Adubando a pluméria

A planta responde bem à adubação orgânica. Logo, adicione composto orgânico, como a farinha de ossos, ao solo uma vez por mês durante a estação de crescimento. Ademais, também é possível adicionar adubo líquido específico para plantas de flores a cada 15 dias. Dê preferência aos adubos ricos em fósforo, como o NPK 04-14-08, que estimula a produção das flores. 

Pluméria (reprodução Canva Pro)
Pluméria (reprodução Canva Pro)

Tratos Culturais

Portanto, para manter sua pluméria saudável, é importante controlar pragas e doenças. Logo, mantenha o solo sempre limpo e retire as folhas e flores secas regularmente. Também é importante podar regularmente a planta, removendo os ramos secos e estimulando o crescimento de novos ramos. 

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.