Orquídea Vanda: já ouviu falar nessa linda flor? Aprenda a como cultivá-la

Orquídea Vanda (Reprodução Canva Pro)
Orquídea Vanda (Reprodução Canva Pro)

Foz do Iguaçu, 26de janeiro de 2023, por Igor Queiroz – Beleza, suavidade, pureza. Nada mais adequado para ornamentar um ambiente do que lindas flores. Cheia de cor e de delicado aroma, a orquídea vanda é um dos mais belos exemplares de flores ornamentais.

Portanto, se seu objetivo é cultivar algo belo, cheio de representatividade, significância de fácil cultivo e manejo e, além de tudo, com cores exuberantes, a orquídea vanda é a sua opção. Ideal, sobretudo, para apartamentos, casas, jardins e ambientes empresariais, essa flor certamente vai trazer toda paz e aconchego que, no fim das contas, fazem toda a diferença.

Orquídea Vanda: características gerais

Basicamente, antes de qualquer passo prático, é ideal conhecer as características gerais da planta. Esta, por sua vez, cresce, caracteristicamente, para cima – é monopodial. Ainda, utiliza-se de outras árvores ou estruturas para apoiare-se – ou seja, são, também, epífitas.

Decerto, a floração costuma ser anual. Suas flores que, de forma característica, crescem em oposição e possuem aroma doce e agradável, costumam durar bastante. Se forem vandas híbridas – mistura genética entre espécies para fornecer características desejadas, como mais aroma, mais resistência, etc – o tempo das flores ainda pode ser maior.

Orquídea Vanda (Reprodução Canva Pro)
Orquídea Vanda (Reprodução Canva Pro)

Ambientes favoráveis ao cultivo da Vanda

Caracteristicamente, segundo o que afirma Carol Costa para o site da UOL, em artigo de 02 de maio de 2020, as vandas não necessitam de um substrato para que se desenvolvam – não necessitam de um solo como a maioria das demais plantas. Por tal motivo, é tão versátil quanto ao ambiente.

São, ademais, de origem asiática. O clima por lá, em geral, é quente e úmido. A umidade, em especial, é o fator-chave principal. No Brasil, principalmente, as variações geneticamente modificadas se adequam bem a maioria das regiões e normalmente são bem fáceis quanto ao cultivo.

Tendo um mínimo de luminosidade solar, água suficiente e nutrientes disponíveis, podem ser cultivadas de forma suspensa – literalmente penduraras, iguais a uma samambaia. Assim, pode ser utilizada como adorno aos mais diversos ambientes – casa, escritório, consultório, jardim, etc.

Orquídea Vanda
Orquídea Vanda

Como plantar a belíssima Vanda

O mais indicado é obter as mudas em floriculturas – até pela internet você facilmente as encontra. Assim, como são plantas de raízes aéreas e não necessitam de solo, o recipiente escolhido deve ser, especialmente e especificamente, adequados à vanda.

Recipientes vazados de madeira, vasos de barro, cestas plásticas ou vasos convencionais podem ser utilizados. Todavia, devem haver furos e espaço para as raízes se expandirem. Para simplificar, vasos plásticos com furos laterais e também no fundo são ideais.

Orquídea Vanda (Reprodução Canva Pro)
Orquídea Vanda (Reprodução Canva Pro)

Manejo e cuidados

Se sua orquídea vanda for cultivada no solo, você pode regar dia sim, dia não – o excesso de água é prejudicial. Ao contrário, se você decidiu cultivar sua vanda de forma suspensa, você deve molhar duas vezes ao dia – uma vez pela manhã, outra pelo final da tarde.

Por fim, aproveite essas dicas indispensáveis para começar a cultivar sua orquídea vanda. O Tecno Noticias, de forma direta e objetiva, espera cooperar e ajudar você a promover mudanças benéficas em sua vida. Substitua o adorno de plástico por uma linda planta cheia de cor, vida e beleza. Gostou da ideia? Então mãos à obra!