Olericultura: quais legumes ideais para locais menores; veja

Olericultura: quais legumes ideais para locais menores; veja. Foto: Pixabay
Olericultura: quais legumes ideais para locais menores; veja. Foto: Pixabay

A olericultura é a técnica de se cultivar legumes e verduras e pode ser feita em diversos terrenos. No entanto, algumas dessas opções também são ideias para terrenos pequenos.

Por exemplo, para quem mora em sítios e chácaras, alguns itens são mais fáceis de se cuidar, como a alface, por exemplo. Mas, não deixa de fazer parte da olericultura, que prevê todos esses tipos de cultivos.

Desta maneira, vamos falar um pouco sobre esses produtos mais simples de se cuidar em locais pequenos. E que podem render resultados interessantes para os produtos.

Alface: tradição na olericultura

Olericultura: quais legumes ideais para locais menores; veja. Foto: Pixabay
Olericultura: quais legumes ideais para locais menores; veja. Foto: Pixabay

Quando se fala em olericultura, já podemos primeiramente pensar na alface. Isso porque essa hortaliça é uma das mais populares no Brasil e, também, das mais consumidas.

Por ser algo mais tradicional, a alface é também mais fácil de se cultivar. Por exemplo, devemos começar colocando as sementes no lugar onde vamos fazer a plantação.

Em seguida, vamos fazer o serviço de rega, sem exagerar na água. Isso porque o excesso pode tornar a produção inviável.

Então, é necessário regar todos os dias, por ao menos 40 dias. Depois desse período, que pode chegar a 60 dias, podemos enfim colher as alfaces.

Outro produto ideal para terrenos pequenos é a cenoura. Assim, nem precisa de grandes espaços, apenas uma terra fértil, que pode ser em um quintal, por exemplo.

Assim como a alface, esse produto da olericultura também tem que ter o semeio no local do plantio. Apenas devemos, antes, afrouxar um pouco o solo na hora da plantação.

Então, vamos também regar de forma adequada, entre 40 e 60 dias. Por fim, é só começar a colheita.

O Tecnotícias vem divulgando algumas dicas interessantes do mundo agro e ensinando métodos simples no dia a dia.

Outros produtos indicados

Ainda no ramo da olericultura, outros produtos também são indicados para se produzir em pequenos espaços. Um deles é a couve, que possui algumas variedades, como a ‘mineira’ e ‘kale’, por exemplo.

Neste caso, além de semear na terra, também podemos plantar mudas da couve. Ainda mais durante o verão, a rega é altamente recomendada, para não secar as folhas. Após o período de até dois meses, já pode colher.

Por fim, temos também o morango, que também combina com espaços menores, embora seja uma fruta. No entanto, há uma pequena diferença, já devemos usar espaços mais elevados.

Então, é necessário regar sem encharcar e colher depois de 60 dias de plantio. Enfim, a olericultura tem uma ampla variedade de produtos que podemos cultivar em locais não muito grandes.

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Olhar Automotivo e Almanaque