Salvador, 30 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – Flores são capazes de transformar qualquer ambiente. As naturais ostentam vida e frescor, mas, as flores artificiais também são alternativas versáteis e cada dia mais realistas e populares. Apesar da praticidade, quem pensa que elas não precisam de cuidados se engana!
Mais do que tudo, a beleza desses itens ainda demanda certas atenções. Sabia que elas ainda podem ficar expostas em ambientes externos? Nesses casos, alguns cuidados, em especial com sol, são necessários para manter a qualidade das peças. Confira, a seguir 3 dicas sobre como cuidar e proteger flores artificiais dos raios solares.
Plantas artificiais e suas vantagens
Flores ou plantas permanentes já são conhecidas por sua versatilidade. Em ambientes internos, são as melhores alternativas, visto que, segundo Danae Stephan em matéria para o site UOL, em 30 de junho de 2018, a maioria das espécies naturais não sobrevive com a pouca radiação solar disponível ou em espaços com o ar-condicionado.
A praticidade e baixa manutenção associadas à tais peças também são vantagens das flores artificiais para aqueles que não têm tempo para cuidar de plantinhas. Além disso, nada mais interessante do que mesclar flores permanentes e naturais e obter o melhor dos dois mundos. Assim, elas são boas opções até mesmo para jardineiros experientes.
Ademais, elas ainda estão ganhando popularidade na composição de jardins ou paredes verdes em áreas externas, onde as flores estão em contínuo contato com o sol, umidade e outras condições climáticas. Contudo, esses intempéries costumam reduzir o tempo de vida e a qualidade das plantas artificiais, especialmente, quando as peças não recebem certos cuidados.
Como preservar flores artificiais
Agora que você já entendeu que também se deve cuidar de suas flores permanentes para mantê-las bonitas por mais tempo, fica a dúvida: quais são os principais cuidados para conservá-las? Lembre-se que plantas expostas ao ar livre precisam de mais atenções. A seguir, o site Tecno Notícias te mostra 3 dicas de como tratar flores artificiais.
Invista no material adequado
O material é a chave para a conservação de plantas artificiais. Nem todas elas, por exemplo, podem permanecer em ambientes externos, pois nem todos os materiais são resistentes ao sol e a luz solar costuma desbotar a maioria das peças.
Ou seja, se você quer mantê-las ao ar livre, busque por materiais específicos para a exposição. Flores permanentes com filtro UV são as ideais nesses casos.
Fique atento ao ambiente
Além da iluminação natural, outros aspectos do ambiente são importantes. A planta artificial vai ficar em contato com a chuva ou outra fonte de umidade? Se sim, alguma parte do material corre o risco de enferrujar? Perguntas semelhantes são essenciais para a manutenção da qualidade da peça, seja qual for o local em que ela se encontre. De maneira geral, dê preferência para espaços protegidos.
Faça limpezas periódicas
O tipo de limpeza varia de acordo com o material, mas não deixe de higienizar suas flores regularmente. Remover a poeira acumulada das peças já faz toda diferença entre os cuidados. Porém, evite materiais abrasivos que possam danificar a planta artificial.
Viu como pode ser simples cuidar de suas flores artificias? Aproveite as vantagens e a versatilidade que esses itens vão proporcionar a sua decoração e prolongue o tempo de vida das peças com as dicas acima.