Dormideira: confira todos os segredos durante o cultivo da Mimosa pudica

Dormideira (reprodução Canva Pro)
Dormideira (reprodução Canva Pro)

Salvador, 23  de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Já ouviu falar na planta que se fecha ao ser tocada? A dormideira, como é conhecida popularmente, possui o nome científico de mimosa pudica, que pertence à família das mimosáceas.

Originária na América tropical, essa planta é espinhenta, com folhas compostas com pelos minúsculos em sua superfície. Esses pelos, por sua vez, são sensíveis ao toque e, havendo estímulo, os pares de folhas se unem.

Ademais, a espécie detém flores delicadas, de coloração rósea ou lavanda, semelhante a pompons, que desabrocham no verão. Portanto, de modo a possuir a exótica planta em seu jardim, confira todas as dicas de plantio e cuidado com a dormideira.

Dormideira (reprodução Canva Pro)
Dormideira (reprodução Canva Pro)

Clima e iluminação

A dormideira, em geral, possui um bom desenvolvimento em faixas de zona litorânea. Ademais, por ter sua origem em solo tropical, a espécie aprecia locais com iluminação solar direta e pleno. Entretanto, caso a regão de plantio seja muito quente, você pode optar por acomodá-las sob sombra parcial, de modo a evitar picos de calor.

E, para a germinação das sementes da dormideira, é ideal que o ambiente tenha uma temperatura média de  20 °C. Logo, caso more em regiões frias, aguarde a chegada do verão para conduzir o plantio.

Dormideira (reprodução Canva Pro)
Dormideira (reprodução Canva Pro)

Preparo do substrato

Para um bom desenvolvimento da dormideira, é preciso que o solo possua uma boa drenagem e seja rico em conteúdo orgânico. Desta maneira, o site Wiki How recomenda um mix de argila e materiais secos e aerados. Assim, você pode optar por uma mistura contendo duas partes de argila, duas partes de musgo de turfa e uma parte de areia.

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

Propagação

A propagação da dormideira é geralmente feita por meio da semeadura. Deste modo, adquira sementes de qualidade e as deixe de molho em uma tigela com água por um dia, de modo a acelerar a germinação. Quanto ao preparo do vaso, escolha um recipiente que disponha de furos em sua base, proporcionando o escoamento da água resultante do processo de irrigação.

Ainda, é preciso que também possua camada drenante, recobrindo todo o fundo do recipiente com argila expandida ou pequenas britas de jardim. As sementes, por sua vez, devem ser semeadas durante a primavera.

Assim, com o vaso pronto, faça covas com pelo menos 0,5 cm de profundidade e adicione cerca de 2 ou 3 sementes, cobrindo delicadamente com o substrato, e finalize com a regadura.

Irrigação

Por fim, ao longo do crescimento da dormideira, é preciso conduzir a irrigação de modo que o substrato fique levemente úmido, porém sem empoçamentos. Para saber o momento adequado para realizar a próxima rega, basta apenas analisar o aspecto do solo e aguar apenas quando o substrato estiver totalmente seco.

Dormideira (reprodução Canva Pro)
Dormideira (reprodução Canva Pro)

Fertilização da dormideira

Por fim, para nutrir a planta e acelerar o seu crescimento, o Tecno Notícias recomenda a aplicação de fertilizantes líquidos semanalmente. Assim, você pode aplicar NPK líquido com maiores concentrações de fósforo, caso deseje estimular o desabrochar das flores pomposas. Entretanto, caso prefira os orgânicos, você pode fazer seu próprio adubo líquido para sua dormideira, com casca de ovo triturada e borra de café com água.

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.