Salvador, 23 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – Você conhece a areca bambu? Ela é uma das espécies de palmeiras mais indicadas na hora de revitalizar projetos de decoração de casa. Afinal de contas, devido principalmente à sua beleza, durabilidade e facilidade de cultivo, hoje assume como uma das plantas mais queridinhas para compor diversas áreas em jardins ou vasos, para manutenção em interiores.
A areca bambu, conhecida pelo nome científico de dypsis lutescens, é nativa de regiões tropicais e, dessa forma, essa linda palmeira consegue garantir para a casa aquele ar típico de regiões de praia. Além de, claro, trazer um toque de elegância a qualquer ambiente.
Para saber mais sobre essa espécie e garantir que ela tenha um bom desenvolvimento é só ficar por aqui. Separamos aqui nesse texto, dicas e cuidados especiais sobre o seu cultivo e plantio. Confira!
Características da areca bambu
A areca bambu é uma planta de rápido crescimento e pequena estatura, podendo atingir cerca de 3 até 6 m de altura. Ela possui troncos de coloração dourada com 7 a 12 cm de largura e muitos anéis ao redor do mesmo.
Além disso, por ser uma planta de fácil cultivo e cuidado, a mesma possui uma excelente longevidade. Sendo assim, o seu tempo médio de vida dentro de casa, caso seja bem cuidada, consegue chegar facilmente nos 10 anos.
O principal elemento decorativo da areca bambu é a sua folhagem emplumada e arqueada, lembrando lindas e pequenas touceiras de bambu. Quando cultivada em vasos e dentro de casa, a mesma permanece com as folhas verdes. Porém, caso seja cultivada em um jardim com exposição ao sol, ela fica amarelada. Garantindo, assim, diferentes possibilidades decorativas com relação a área de cultivo e a sua folhagem.
Como cuidar da areca bambu
Agora que você já conheceu um pouco sobre as características dessa espécie, chegou a hora de ver como cultivá-la corretamente. Para isso, o site Tecno Notícias separou algumas dicas imperdíveis para você ter essa palmeira sempre linda e saudável. Vamos, então, conferir?
Solo
A palmeira gosta de solos bem drenados e férteis, de preferência ricos em matéria orgânica. Ademais, a areca bambu se beneficia de adubações regulares, que devem ser feitas apenas entre a primavera e o outono, período que a vegetação está ativa. Dessa forma, adicione mensalmente ao substrato compostos orgânicos, ou até mesmo alguma variedade de adubo químico NPK para fortalecer a espécie.
Iluminação
Se você busca uma planta que se desenvolva em condições versáteis de luminosidade, então, a areca bambu é perfeita para a ocasião. A vegetação tolera o sol pleno e também pode ser cultivada na sombra. Mas, apesar de ser uma espécie tropical, o ideal é mantê-la sob um regime de meia-sombra.
O início da manhã ou final da tarde são os períodos perfeitos para deixar a sua palmeira aproveitando a luz solar de forma direta. Contudo, durante o resto do dia, ela se beneficia mais de locais que recebem iluminação difusa. Em ambientes internos, evite o ar-condicionado, o que pode prejudicar a planta.
Regas
A areca bambu prefere regas frequentes, pois aprecia solos sempre úmidos. Porém, evite encharcar o substrato, o que pode apodrecer as raízes e comprometer a planta. Assim, molhe quando o solo estiver seco. Outrossim, você também pode borrifar um pouco de água nas folhas para manter a hidratação da vegetação.
A areca bambu é uma planta umidificadora
Sabia que ter uma areca bambu em casa pode melhorar a qualidade do ar que você respira? Segundo Ana Beatriz Hoffert em colaboração com a revista Casa Vogue, em 09 de fevereiro de 2022, a espécie é capaz de filtrar partículas da atmosfera, mantendo a umidade do ambiente. Desse modo, mantê-la em casa pode significar mais frescor para o espaço, especialmente durante o verão.
Viu como pode ser fácil e vantajoso cuidar de uma areca bambu? Não perca tempo e aproveite a beleza que essa vegetação cheia de versatilidade vai trazer ao seu ambiente. E o melhor, com poucos cuidados ela vai continuar prosperando por muitos anos!