Salvador, 23 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Nada melhor que expandir a horta doméstica, diversificando as espécies de hortaliças. Portanto, você pode apostar no cultivo da couve, nomeada cientificamente por brassica oleraceae. A espécie é pertencente à família das brassicáceas, com sua origem firmada no mediterrâneo. A couve possui suas folhas grandes, arredondadas, com textura lisa ou ondulada, com tons verdes-claros a escuros.
Portanto, de modo a possuir a couve em sua horta, reunimos para você o guia completo de cultivo dessa hortaliça de fácil plantio. Ademais, compartilhe nosso artigo com os hortelãos de plantão e os deixe por dentro das principais dicas de plantio e cuidados com a couve.
Clima e iluminação
A couve é uma hortaliça que não possui uma boa adaptabilidade a todos os tipos de clima. Conforme João Mathias, em 29 de maio de 2015, em colaboração com o Globo Rural, a espécie cresce melhor em climas amenos ou frios, e alguns cultivares podem resistir a temperaturas negativas.
Em contrapartida, altas temperaturas podem retardar o desenvolvimento das folhagens da espécie. Mas, não se preocupe, caso more em regiões mais quentes, pode-se conduzir o plantio da couve durante o outono ou o inverno.
Ademais, a escolha do local de plantio também é importante. Deste modo, o canteiro de hortaliças deve estar posicionado em locais de alta luminosidade, com a incidência solar direta por algumas horas durante o dia.
Preparo do solo
Antes de conduzir o plantio da couve em sua horta, é preciso fazer um preparo do solo. Assim, caso esse seja ácido, recomenda-se a aplicação de cal, para realizar a correção da acidez do solo. Ademais, cerca de 30 dias anteriormente ao processo de semeadura ou plantio das mudas, é preciso incorporar material orgânico ao solo, como esterco bovino curtido.
Plantio da couve
O plantio da couve pode ser efetuado por sementes ou plantio de mudas. No caso das sementes, elas podem ser acomodadas primeiramente em sementeiras, tendo o transplante quando as mudas estiverem com 4 a 6 folhas. Ademais, no dia do transplante para o canteiro, o Tecno Notícias recomenda conduzir o processo em dias nublados ou ao final da tarde, evitando a exposição solar.
No caso do plantio por sementes, revolva bem o solo, removendo os pedriscos e torrões do terreno e as semeie em aproximadamente 1 cm de profundidade. Assim, a germinação ocorrerá entre 7 a 14 dias. Ademais, o espaçamento entre as plantas deve ser de 25 a 50 cm e 50 cm a 1 m entre as linhas.
Irrigação e adubação
Para adubar a couve não tem mistério: basta manter o solo sempre úmido, porém, sem deixar o solo encharcado. Preferencialmente, conduza a regadura durante as primeiras horas do dia ou ao final da tarde, evitando os picos de calor.
A adubação pode ser feita organicamente, a cada 30 dias, aplicando esterco curtido, húmus de minhoca ou farinha de ossos, por exemplo. Embora, você também possa recorrer aos fertilizantes químicos, priorizando os ricos em nitrogênio, como NPK 20-10-10, que estimula o desenvolvimento das folhas.
Colheita da couve
Por fim, a colheita das folhas da couve ocorre entre 10 a 16 semanas após o plantio, variando conforme as condições climáticas e condições de cultivo. A colheita precoce não é recomendada, pois prejudica o crescimento da planta. Ademais, preserve pelo menos algumas folhas mais jovens durante a retirada para o consumo.