Com plantar mostarda em vasos? Confira todas as orientações de cultivo

Mostarda (reprodução Canva Pro)
Mostarda (reprodução Canva Pro)

Salvador, 25 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato- Já pensou em cultivar a planta mostarda em casa? Essas plantas são pertencentes aos gêneros brassica e sinapis, podendo se apresentar em diversas espécies.

A mostarda-branca ou amarela (brassica alba) é a mais comum, usada na produção do condimento, tendo sua origem firmada no Mediterrâneo. É uma espécie herbácea, que desabrocha em flores amarelas e com sementes picantes.

Portanto, nada melhor que aprender a conduzir o cultivo da mostarda em vasos, agregando valor à sua horta doméstica. Assim, continue nos acompanhando e confira desde o clima ideal à colheita da mostarda.

Clima e iluminação

Para um bom crescimento da sua mostarda, é preciso que o clima seja ameno. Embora possam tolerar um clima um pouco mais quente, a qualidade das sementes pode ser prejudicada. Assim, o Tecno Notícias indica que a temperatura do local para o cultivo da mostarda não ultrapasse os 27 ºC.

Quanto á iluminação, a planta deve ser posicionada em locais ensolarados, que disponham de uma iluminação plena e direta. Embora, a meia-sombra seja recomendada para regiões de alta incidência solar.

Plantar mostarda em vasos

Você pode cultivar a mostarda tanto diretamente na horta, quanto em vasos. Mas, no artigo de hoje, daremos ênfase ao segundo método de plantio.

Logo, adquira um recipiente médio, com furos em sua base, proporcionado a drenagem da água. Posteriormente, conforme Camila Santos, em 11 de agosto de 2021, em colaboração com o Casa Vogue, é preciso acrescentar uma camada ao fundo o vaso de argila expandida, potencializando a drenagem. Finalize a montagem do vaso adicionado um pedaço de manta bidim, evitando a passagem de pedriscos e substrato.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Quanto ao preparo do substrato, faça um mix com terra vegetal, esterco bovino curtido e um pouco de areia, criando uma base equilibrada para o plantio. Assim, acomode as sementes a 0,5 cm de profundidade, deixando 1 cm entre cada semente. Finalize cobrindo delicadamente com uma camada fina de substrato e conduza a regadura.

Tratos culturais

Ao longo do desenvolvimento das mostardas no vaso, pode haver o aparecimento de pequenas planta invasoras. Logo, para evitar a competição por recursos e nutrientes, faça a retirada dessas.

Ademais, não se incomode com a presença das abelhas. Afinal, são insetos essenciais para a polinização das flores e a produção das sementes da mostarda.

Mostarda (reprodução Canva Pro)
Mostarda (reprodução Canva Pro)

Irrigação

A irrigação deve ser regular, preservando o solo sempre úmido. Mas, é preciso ter bastante atenção quanto ao excesso, uma vez que pode haver o empoçamento do solo, levando ao apodrecimento do sistema radicular. E, em regiões mais quentes, recomenda-se conduzir a irrigação nas primeiras horas da manhã ou ao finalzinho da tarde, evitando os picos de calor.

Mostarda (reprodução Canva Pro)
Mostarda (reprodução Canva Pro)

Colheita

O tempo de colheita da mostarda varia conforme o objetivo. Nesse sentido, a colheita das folhas da mostarda ocorre cerca de 40 a 70 dias após a semeadura, dependendo do cultivar. Por outro lado, a produção das sementes ocorre entre 2 a 5 meses após o plantio.

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.