Aprenda a propagar as suas suculentas e expanda o seu jardim

Suculentas (Foto: Reprodução Canva)
Suculentas (Foto: Reprodução Canva)

São Paulo, 28 de janeiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – As suculentas estão fazendo um grande sucesso ao redor do mundo inteiro. Pequenas e com baixa manutenção, elas são muito fáceis de cultivar. Além disso, apresentam as mais variadas espécies que você possa imaginar.

Se você deseja realizar a propagação das suculentas, saiba que isso é totalmente possível. Para tal, será necessário seguir algumas dicas e instruções. Contudo, já adiantamos que esse passo a passo é simples e muito prático.

Desse modo, para ficar por dentro de tudo sobre essa propagação, não deixe de continuar aqui conosco. Você vai se surpreender e, ainda, vai ter a chance de aumentar o seu jardim.

Propagando as suculentas

Como dito anteriormente, a propagação das suculentas pode ser realizada de uma maneira simples. De modo que até mesmo quem não possui intimidade com as plantas poderá realizar esse passo a passo.

Suculentas (Foto: Reprodução Canva)
Suculentas (Foto: Reprodução Canva)

Passo 1: Realize um corte no caule

O primeiro passo dessa propagação consiste em realizar um corte em sua suculenta. Para isso, escolha um caule que aparente estar saudável e com uma cor muito viva. Logo em seguida, retire cerca de três a quatro centímetros de comprimento da plantinha.

Conforme explicado pela redação da Abril, no dia 19 de outubro, caso a suculenta não seja comprida, você poderá cortar a cabeça da plantinha. Não se esqueça de deixar um pequeno pedaço do caule.

Reportagem sobre propagação de suculentas (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre propagação de suculentas (Foto: Reprodução Portal Abril)

Passo 2: Cicatrização da planta

Agora, será a hora de colocar todos os pedacinhos de planta sobre uma camada de terra específica para suculentas. Ela pode ser encontrada facilmente nas casas especializadas em cultivo e plantio.

Não se esqueça de manter todos os cortes sob luz solar por algumas horas ao dia. Além disso, nada de regar os pedacinhos nesse primeiro momento de cicatrização. Mantenha-os assim por cerca de quatro dias.

Passo 3: Regando os cortes

Após esses quatro dias, nós do Tecno Notícias, indicamos que você inicie o processo de fornecimento de água para os cortes. Neste caso, você poderá utilizar um borrifador de água. Desse modo, sempre que o solo secar, será hora de proporcionar às plantinhas um pouco de rega.

Após cerca de um mês, você começará a perceber que os cortes criarão pequenas raízes. Durante as próximas semanas, mais raízes tomarão conta da sua pequena plantinha.

Suculentas (Foto: Reprodução Canva)
Suculentas (Foto: Reprodução Canva)

Passo 4: Plantio

Após todo esse período, será a hora de você colocar a sua plantinha em um vaso. Antes desse passo, não se esqueça de tirar, com cuidado, as folhas originais da sua nova suculenta.

Feito isso, a acomode em um vaso que possua uma terra adequada. Depois, mantenha a rega apenas quando o solo estiver seco. Por fim, não se esqueça de fornecer luz solar para a sua nova plantinha.

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno de entretenimento do site 'Folha Go!' e 'Tecnonoticias'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].