Saiba como cuidar da planta jiboia e mantê-la sempre verdinha em casa, veja

Jibóia (Reprodução Canva)
Jibóia (Reprodução Canva)

Salvador, 31 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – Você conhece a planta jiboia? Suas vistosas folhagens verdes e amarelas são capazes de trazer um charme especial para qualquer ambiente. Para aqueles que buscam um visual tropical para a casa, saiba que essa é uma das espécies mais resistentes e fáceis de sobreviver em locais fechados. Ou seja, é perfeita para quem está começando.

Também conhecidas pelo nome científico epipremnum pinnatum, jiboias são plantas trepadeiras e, por isso, seu apelo ornamental as torna bastante versáteis em diversas decorações. Ademais, a baixa manutenção permite que ela se recupere e continue se adaptando a diferentes ambientes. Confira como começar um pé de jiboia e os poucos cuidados necessários para obter sucesso com essa espécie.

Jibóia (Reprodução Canva)
Jibóia (Reprodução Canva)

Como fazer muda de jiboia?

A propagação da jiboia é tão simples quanto sua manutenção. Através de apenas uma folha, você pode obter um pé novo da espécie. Para conseguir uma muda, corte um ramo com cerca de 4 folhas, na diagonal, e mergulhe-o em um recipiente com água.

Mantenha a plantinha em um local iluminado mas que não receba os raios solares de forma direta. Após certo tempo, já será possível observar o crescimento das raízes.

Quando o sistema radicular atingir cerca de 5cm, você pode fazer o transplante da muda para o local definitivo. Assim, prepare o vaso com uma camada de drenagem eficiente, utilizando brita ou argila expandida no fundo e acrescente o substrato. O solo deve ser poroso e rico em matéria orgânica.

Em seguida, basta plantar sua jiboia e prosseguir com os cuidados. Você também tem a opção de mantê-la na água! Sim, a espécie permite o cultivo diretamente na água, o que facilita ainda mais a manutenção. Lembre-se apenas de trocar o líquido regularmente.

Cuidados

Agora que você já sabe como começar a cultivar uma jiboia em casa, deve conhecer os cuidados para que a sua planta permaneça saudável e vistosa. A espécie sobrevive até mesmo a períodos de negligência. A seguir, o Tecno Notícias te mostra como cuidar do seu pé de jiboia.

Jibóia (Reprodução Canva)
Jibóia (Reprodução Canva)

Iluminação

A espécie gosta de iluminação indireta. Desse modo, prefira ambientes claros mas que recebam luz difusa. O excesso de sol pode causar queimaduras e branquear as folhas. A jiboia também sobrevive em locais de sombra. Porém, evite as baixas temperaturas, às quais a planta não resiste.

Regas

O excesso de umidade costuma apodrecer as raízes da jiboia, logo, as regas devem ser pouco frequentes. Outrossim, invista também em vasos com furinhos no fundo para o escoamento. Molhe quando o substrato estiver seco; regar a cada duas semanas deixando a água escorrer pelo composto costuma ser suficiente.

Jiboias são tóxicas?

De acordo com a redação do site Casa, em 30 de julho de 2022, a jiboia é tóxica para os animais de estimação e crianças. Então, mantenha-a longe de pets e dos pequenos. Contudo, cultivar a espécie garante uma vantagem: ela é capaz de purificar o ambiente, ou seja, auxilia na filtragem do ar e promove mais frescor para o espaço onde está.

Imagem Abril
Imagem Abril

Cultivar e cuidar de uma jiboia em casa é uma tarefa das mais simples. Ideal para todos os cômodos, ela permanece contida em pequenos vasos, mas a espécie pendente também pode se tornar uma linda cortina quando suspensa ou formar uma cerca viva em áreas externas. Seja como for, desfrutar de sua beleza pode ser para qualquer um.

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]