Adicionando um toque tropical ao seu jardim: como cultivar a exótica palmeira fênix

Fênix (reprodução Canva Pro)
Fênix (reprodução Canva Pro)

Salvador, 28 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – A palmeira fênix, conhecida cientificamente por phoenix roebelenii, é uma espécie de palmeira nativa da floresta tropical da Ásia, pertence à família arecaceae. Essa espécie é uma planta de pequeno porte, atingindo 2-4 metros de altura, com tronco delgado, simples e elegante, e folhas compostas, de coloração verde escuro.

Desta forma, a fênix é uma planta ornamental popular devido ao seu tamanho compacto e beleza. É resistente à seca e comumente cultivada como planta de interior e em jardins tropicais. Entretanto, plantar uma fênix no seu jardim é fácil e requer alguns cuidados básicos, confira abaixo. 

Fênix (reprodução Canva Pro)
Fênix (reprodução Canva Pro)

Ambiente ideal

Conforme Jennifer de Carvalho, em 04 de janeiro de 2023, em colaboração com a revista Casa e Jardim, a phoenix roebelenii precisa de sol para crescer corretamente, mas também pode tolerar um pouco de sombra. Desta maneira, é importante escolher um local ensolarado ou semissombreado para o plantio da sua palmeira.

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

Embora a fênix  seja uma palmeira de clima tropical, ela é resistente ao frio até cerca de -7 °C. No entanto, caso more em regiões muito frias, é importante protegê-la do frio no inverno, colocando-a em um lugar abrigado e, se possível, cobrindo-a com um pano. 

Plantio da palmeira fênix

Para plantar sua fênix no solo do jardim, certifique-se de que o solo é bem drenado e livre-se da presença de pedriscos e torrões, descompactando o solo. Ademais, a palmeira não tolera solo encharcado, então, evite áreas com excesso de umidade.  

Se necessário, adicione algum material de drenagem ao solo antes de plantar, como húmus de minhoca ou esterco bovino curtido, que também ajuda a nutrir o terreno. Após, faça um buraco de plantio duas vezes maior que as raízes da planta e acomode a palmeira no buraco, cobrindo com o solo preparado.  

Fênix (reprodução Canva Pro)
Fênix (reprodução Canva Pro)

Irrigação

Essa espécie precisa de uma irrigação adequada para que se desenvolva como o esperado. Assim, regue a palmeira imediatamente após a plantação e continue regando semanalmente durante os primeiros meses. Depois disso, águe somente quando o solo estiver seco ao toque. Ademais, o Tecno Notícias  recomenda irrigá-las pela manhã ou ao final da tarde, evitando os picos de calor. 

Poda

Ademais, sua plantinha necessita de uma poda tanto de limpeza, quanto de controle. Desta maneira, remova as folhas secas e mortas regularmente para manter sua fênix com uma aparência saudável. Assim, se você deseja controlar o tamanho da planta, você pode podar as folhas ao longo do ano, mas evite podar muito, pois isso pode causar stress na planta.

Fênix (reprodução Canva Pro)
Fênix (reprodução Canva Pro)

Adubação

Para manter a planta sempre saudável, adicione adubo orgânico ao solo a cada primavera para fornecer nutrientes adicionais à planta. Além do mai, aposte em fertilizantes ricos em nitrogênio, estimulando o desenvolvimento das folhagens, como NPK 30-10-10. 

Controle de pragas

Por fim, um ponto super positivo da palmeira fênix é que se trata de uma planta resistente, portanto, geralmente não é afetada por pragas. No entanto, se você notar sinais de infestação, é importante tratar a planta imediatamente.

Nesse sentido, as pragas mais comuns incluem ácaros, cochonilhas e pulgões. A melhor maneira de controlar pragas é usando inseticidas orgânicos, misturas caseiras, ou removendo-as manualmente.  

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.