Salvador,25 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – A ameixa é um fruto oriundo da ameixeira, árvore frutífera pertencente à família botânica das rosáceas, como o pessegueiro, com origem provável na China. A Ameixa autêntica (prunus domestica) pode ter diversas nomenclaturas, variando conforme o local de cultivo. Assim, de modo a possuir a frutífera em casa, você pode plantar ameixa através da semente.
Aprenda agora em nosso artigo a cultivar a partir da semente, de forma simplificada. Ademais, continue nos acompanhando e confira todo o passo a passo para a germinação das sementes e como conduzir o plantio, além dos principais cuidados com a espécie.
Coleta das sementes
Para cultivar a ameixa a partir das sementes pode parecer complicado, mas basta observar atentamente todos os passos. O primeiro passo é adquirir uma ameixa fresca e saudável, retirando o caroço da polpa da ameixa.
Por conseguinte, conforme o site Wiki How você deverá quebrar o caroço com um martelinho, de modo a remover as sementes. E, para testar se as sementes estão aptas para o plantio, basta colocá-las em um copo com água, assim, caso elas afundem, estarão utilizáveis.

Como germinar a semente da ameixa?
Após, seque as sementes em um papel toalha, removendo toda a umidade e as coloque em um saco plástico, removendo todo o ar de dentro. Aguarde entre 2 a 12 semanas para a formação das primeiras raízes na semente. Mas, você também pode dispensar esse passo e fazer o plantio das sementes logo após a quebra do caroço, embora possa demorar mais para brotarem.
Planta ameixa a partir da semente
O primeiro passo é adquirir um vaso com furos na base, proporcionando a drenagem da água. Após, forre todo o fundo do recipiente com um material leve, como argila expandida ou lascas de telha.
Em seguida, O Tecno Notícias indica acrescentar um pedaço de manta bidim que, além de potencializar a drenagem, evita a passagem de pedriscos para o fundo do vaso. Preencha o vaso com uma mistura de terra vegetal e húmus de minhoca e siga para a semeadura.
Faça uma cova com cerca de 5 cm de profundidade e adicione 2 a 3 sementes. Finalize regando o solo até ficar úmido.

Irrigação e iluminação
A irrigação é um passo essencial para a ameixeira, sobretudo, quando a plantinha ainda está pequena. Assim, nessa fase inicial, a rega deve ser constante, deixando o solo úmido, porém evitando o empoçamento. Mas, à medida que sua frutífera for se desenvolvendo, a rega deve se tornar mais espaçada.
Ademais, a sua ameixeira também demanda um local ensolarado. Deste modo, disponha o vaso em um local com luz solar direta por cerca de 6 horas durante o dia. Mas, caso more em regões muitos quentes, você pode colocar o recipiente em situação de meia-sombra.

Outros cuidados com a ameixeira
À medida que a árvore for crescendo, o vaso precisa ser mudado. Assim, faça o transplante da muda para um vaso maior a cada 6 ou 12 meses, seguindo as mesmas orientações de preparo de vaso e substrato. Ademais, a fertilização é essencial para otimizar o desenvolvimento da sua ameixeira e uma boa produção dos frutos. Assim, utilize fertilizantes à base de NPK 10-10-10 seguindo as orientações do fabricante.