São Paulo, 25 de janeiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – A pinguicula tina vem ganhando um grande destaque entre os amantes de plantas. O motivo? Essa plantinha, por ser uma espécie carnívora, deixa todas as moscas e mosquitos bem longe da sua casa ou apartamento. Uma vantagem única, não é mesmo?
Além disso, a pinguicula tina também está fazendo um grande sucesso diante da sua beleza única. De modo que, com toda a certeza, se você optar por ter uma plantinha dessa em sua residência, ela não passará desapercebida.
Quer ficar por dentro de tudo sobre essa espécie de planta? Então, basta se acomodar e ler essa nossa matéria até o final. Nós temos a certeza que, ao fim, você já estará apaixonado por essa planta carnívora.
Pinguicula tina: espécie carnívora de grande sucesso
A pinguicula tina, como dito anteriormente, se trata de uma planta carnívora e pertence à família lentibulariaceae. A mesma possui sua origem na Europa e na Ásia. Contudo, essa espécie de planta pode ser facilmente encontrada no Brasil.

Suas flores, de coloração variável, também são um show a parte. Sendo mais do que recomendada como planta de decoração. Vale destacar ainda que, se cuidada da maneira ideal, essa plantinha pode crescer rapidamente e atingir uma altura de 15 cm.
Além disso, conforme compartilhado pela redação da Abril, no dia 22 de janeiro, a pinguicula tina não é uma planta tóxica para os seres humanos e, também, não causa danos aos animais de estimação.

Mecanismo de ação
De modo geral, por se tratar de uma planta carnívora, essa espécie age atraindo, prendendo e digerindo a sua presa com as suas substâncias. Um mecanismo mais do que fantástico se acompanhado pelos olhos humanos.
Vale destacar que a atração das presas, que na maioria se tratam de moscas ou mosquitos, é realizada por meio do seu brilho esverdeado e do aroma liberado pelas suas folhas. Assim que o inseto pousa na pinguicula tina, ele fica preso.

Cuidados com a Pinguicula tina
A pinguicula tina necessita de alguns cuidados especiais e de uma maior atenção. Desse modo, para que seu cultivo seja realizado com excelência, não deixe de fornecer luz solar para a sua plantinha. A luz indireta também pode funcionar perfeitamente.
Além disso, para que a espécie cresça e se desenvolva, será necessário que você cultive a mesma com uma rega semanal. De modo que, nós do Tecno Notícias, aconselhamos que esse fornecimento seja realizado com água da chuva. Por fim, não se esqueça que a falta de água pode levar a planta à morte.