Aprenda a identificar os problemas da sua planta e evite que ela morra

Problemas da sua planta (Foto: Reprodução Canva)
Problemas da sua planta (Foto: Reprodução Canva)

São Paulo, 01 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – Saber identificar os problemas da sua planta, é a melhor maneira de evitar que elas morram. Sendo assim, hoje, resolvemos explicar as principais causas do adoecimento das espécies e como você poderá identificá-las.

Portanto, se você deseja conhecer mais sobre os problemas da sua planta, não deixe de ler essa postagem até o final. Com toda a certeza, nossas dicas poderão salvar a sua plantinha em muitas ocasiões!

Como evitar a morte das plantinhas?

Antes de mais nada, é importante ter em mente que é possível, sim, evitar a morte das plantinhas. Para isso, nada melhor do que conhecer a espécie que você possui em sua casa e aprender todas as suas exigências.

Abaixo, vamos destacar alguns dos problemas que podem surgir ao longo da vida da planta e, também, como identificar cada um deles. Por fim, também explicaremos como eles podem surgir.

Problemas da sua planta (Foto: Reprodução Canva)
Problemas da sua planta (Foto: Reprodução Canva)

Folhas amareladas e sem vida

Caso a sua plantinha comece a apresentar folhas amareladas ou sem vida, é necessário que você redobre a atenção. Afinal, essa situação é um indicador de que a espécie em questão não está 100% saudável.

Vale destacar que essa troca de coloração das folhas pode surgir por algumas razões. Dentre elas, a quantidade equivocada de água e, até mesmo, de iluminação. Além disso, a planta pode não estar se adaptando ao seu local plantado.

Para melhorar essa situação, como dito anteriormente, basta você estudar tudo sobre a sua planta. Assim, você poderá entender quais são as suas exigências em relação à rega, iluminação e plantio.

Crescimento demorado

Agora, se a sua plantinha está crescendo muito devagar, não tenha dúvidas de que algo errada está acontecendo. Afinal, uma planta saudável cresce vigorosamente todos os meses.

Neste caso, com toda a certeza, a espécie em questão pode estar sofrendo de falta de nutrientes. Por exemplo, a sua planta pode estar sentindo falta do cálcio, ferro, fósforo, potássio ou magnésio.

Se você deseja resolver esse problema, nós do Tecno Notícias, indicamos a compra de um fertilizante com alguns desses nutrientes. Em poucas semanas, você salvará a sua espécie e ela voltará a ser saudável.

Atenção às pragas

Outro grande problema relacionado a jardinagem, diz respeito às pragas. Desse modo, se você percebeu que sua plantinha está tristinha, sem florescer e, ainda, com algumas furinhos nas folhas, não deixe de checar atentamente se ela está com alguma praga, seja no solo ou no caule.

Reportagem sobre plantas (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre plantas (Foto: Reprodução Portal Abril)

Para resolver esse problema, conforme informado pela redação da Abril no dia 26 de janeiro de 2023, use inseticidas industrializados ou caseiros. Basta decidir a melhor opção e aplicar para resolver o problema da sua planta.

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno de entretenimento do site 'Folha Go!' e 'Tecnonoticias'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].