Jacinto holandês: aprenda tudo sobre essa espécie que vem ganhando o coração de todos com sua beleza

Jacinto holandês (Foto: Reprodução Canva)
Jacinto holandês (Foto: Reprodução Canva)

São Paulo, 30 de janeiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – O jacinto holandês, com toda a certeza, é uma das plantinhas mais encantadoras que você poderá encontrar. Inclusive, muitos brasileiros estão procurando essa espécie para cultivar em suas casas.

Dentro desse contexto, resolvemos trazer uma matéria com as principais informações sobre o jacinto holandês. Aqui, você poderá ficar por dentro de como cultivar essa plantinha e, também, conhecer todos os seus segredos.

Jacinto holandês: características e segredos

O jacinto holandês, conhecido pelo nome científico de Hyacinthus orientalis, é a espécie ideal de jacinto para quem quer realizar o cultivo dentro de casa ou de um pequeno apartamento.

Essa plantinha, sem dúvidas, deixará a sua residência muito mais perfumada e com um toque único de beleza. Vale destacar que, diante da sua variedade, será possível encontrar jacintos de diferentes colorações, entre elas está o roxo e o vermelho.

Além disso, é importante ter em mente que a floração dessa plantinha acontece na primavera. Contudo, se você deseja ver essas lindas flores, serão necessários alguns cuidados em relação ao seu cultivo.

Jacinto holandês (Foto: Reprodução Canva)
Jacinto holandês: espécie vem ganhando o coração de todos com sua beleza (Foto: Reprodução Canva)

Cultivo do jacinto holandês

Se você deseja cultivar essa plantinha em casa, saiba que sua manutenção é simples e pode ser realizada, até mesmo, pelas pessoas que não têm familiaridade com as plantinhas.

Inicialmente, lembramos que essa planta exige o contato com luz solar direta por algumas horas. Desse modo, o nosso conselho é posicionar o vaso perto de alguma janela ou, ainda, em uma varanda ou quintal. Assim, você permitirá com que a floração aconteça da melhor maneira possível.

Além disso, não deixe de fornecer água sempre que você perceber que o solo está seco, combinado? Essa rega deverá diminuir assim que a floração se iniciar, época que deve acontecer na primavera.

Por fim, se atente aos fertilizantes. Para essa plantinha, diferente do que muitas pessoas acreditam, não será necessário utilizar esse produto. Caso você fertilize demais, a floração não acontecerá e o jacinto holandês correrá risco de morrer. Você não vai querer correr esse risco, não é mesmo?

Jacinto holandês (Foto: Reprodução Canva)
Jacinto holandês: espécie vem ganhando o coração de todos com sua beleza (Foto: Reprodução Canva)

Cuidado!

Além disso, nós do Tecno Notícias, informamos que o jacinto holandês é completamente tóxico para os animais de estimação e humanos. Desse modo, se você possui um bichinho em sua casa ou, ainda, uma criança, não deixe de avaliar a aquisição dessa plantinha.

Reportagem sobre jacintos (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre jacintos (Foto: Reprodução Portal Abril)

Conforme explicado pela redação da Abril, no dia 22 de julho de 2022, essa toxicidade pode ser explicada pela presença de compostos alcaloides. Estes, são completamente tóxicos para humanos e animais. Inclusive, dependendo da quantidade ingerida, pode ser fatal.

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno de entretenimento do site 'Folha Go!' e 'Tecnonoticias'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].