Bolo de cenoura recheado: conheça a receita prática que rende até 14 porções

bolo de cenoura recheado
Bolo de Cenoura Recheado é a receita Deliciosa para toda a família. (Reprodução: Receitas Globo)

Mais uma vez, o Cozinha & Receitas, do Tecno Notícias traz a você uma receita que irá fazer sucesso entre família e amigos. Trata-se do clássico bolo de cenoura recheado. Na verdade, clássico mesmo é o bolo de cenoura com a cobertura de chocolate, mas a versão desta segunda-feira, 8 de março, é tão divina quanto. Rende até 14 porções e demora aproximadamente 1 hora para ficar pronta. Veja só!
Saiba como fazer o bolo de cenoura recheado
O maior diferencial do bolo de cenoura recheado é que ele já sai pronto do forno. Exatamente isso que você acabou de ler! Não há a etapa de fazer a separação das camadas do bolo para preencher com o recheio posteriormente.

Além disso, nos ingredientes do brigadeiro, você pode substituir o chocolate em pó por achocolatado em pó. Pois, agora, vamos aos ingredientes.

Portanto, leia mais: Biscoito de aveia com mel e ameixa: esse biscoito irá lhe dar aquela energia
Ingredientes da massa

3 ovos;
½ xícara de chá de amido de milho;
1 copo (tipo americano) de óleo;
270 gramas de açúcar;
1 colher de sopa de fermento químico em pó;
1 ½ xícaras de chá de farinha de trigo;
200 gramas de cenoura crua em cubos.
Ingredientes do brigadeiro
1 lata de leite condensado;
1 colher de sopa de manteiga;
8 colheres de sopa de chocolate em pó.

Ingredientes da cobertura

200 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo;
½ caixa de creme de leite;
Granulado quadradinho de chocolate ao seu gosto.

Passo a passo do recheio do bolo de cenoura recheado
O bolo já sai recheado do forno O bolo já sai recheado do forno – Foto: Reprodução: Bolos Caipiras

Para a receita do bolo de cenoura recheado iremos começar pelo recheio. E para isso, faremos o tradicional brigadeiro. Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Mexa em fogo baixo a médio. Quando o brigadeiro desgrudar da panela, estará pronto. Coloque a mistura em um prato para ajudar a resfriar mais rápido.

Quando o doce estiver frio, é hora de modelar as bolinhas. Assim, com uma colher de sobremesa ou sopa, separe uma pequena porção e enrole nas mãos até formar uma bolinha de tamanho médio. Por fim, deposite em uma tigela pequena a farinha de trigo. Passe as bolinhas na farinha. Reserve.
Passo a passo da massa
Assim, agora é hora de fazer a massa! Para isso, use um liquidificador. Coloque os ovos, óleo, as cenouras e o açúcar. Bata os ingredientes até formar uma massa uniforme e cremosa.

Em seguida, adicione a farinha de trigo. No entanto, faça isso aos poucos para não empelotar. Faça a mesma coisa com o amido de milho. Por último, coloque o fermento. Está pronta a massa.

Unte a fôrma de tamanho médio (aproximadamente, 30 cm de diâmetro) com manteiga e enfarinhe com a farinha de trigo. Dessa forma, despeje a massa. Hora de rechear o bolo.

Como foi citado no início da matéria, o bolo de cenoura com recheio já sai recheado do forno. Mas como fazer isso? Descubra agora.

Lembra que na etapa do recheio os brigadeiros foram envolvidos em farinha de trigo? Então, é para que o brigadeiro não desça para o fundo da massa. Na verdade, eles vão “flutuar” e assim, se espalharão melhor. Dessa forma, distribua os brigadeiros por toda a massa.

E agora é hora do bolo ir para o forno, já pré-aquecido a 180º C. Deixe por, aproximadamente, de 30 a 40 minutos. Você também pode usar um palito. Se ele sair limpo, o bolo está pronto. Desenforme.
Passo a passo da cobertura
Para a cobertura, será preparada a ganache para bolo. Para esta etapa, usaremos o chocolate ao leite. Há duas opções de derretimento do chocolate: fazendo o famoso banho-maria ou de 30 em 30 segundos colocar no micro-ondas.

Agora, com o chocolate já derretido, adicione o creme de leite e misture bem. Em seguida, cubra o bolo já desenformado. E está pronto seu quitute delicioso!
Sugestão de consumo
A receita de bolo de cenoura com recheio é ótima para um lanche da tarde. Uma dica de decoração para cobertura é usar granulados, confeitos ou até mesmo raspas de cenoura.

Assim, aprenda esta receita também: Bolo piscina de cenoura com chocolate: uma ótima sugestão para o café da tarde
Bolo de chocolate perfeito e fofinho
Esta receita incrível da confeiteira gourmet Fabíola fica uma delícia.

Olá! Carioca de 28 anos, sou apaixonada por heavy metal, videogame e a cultura nerd no geral. Além disso sou jornalista, designer gráfico, fotógrafa e tenho o artesanato como hobby. Para dúvidas, sugestões e críticas, e-mail para contato é este: [email protected]