Confirmado pelo Ministério da Saúde a primeira Morte por varíola dos macacos no Brasil é confirmada em território brasileiro causada pela varíola do macaco. Confira Blog Tecno-Noticias o caso ocorreu em Belo Horizonte, Minas Gerias, em um paciente de 41 anos do sexo masculino. Nome do paciente sendo mantido em sigilo.
Morte por varíola dos macacos no Brasil é confirmada
Representantes do Ministério da Saúde vieram a público na última sexta feira dia 29, para iniciar a primeira morte no Brasil pela monkeypox, conhecida popularmente como varíola do macaco. Segundo dados o paciente já enfrentava problemas graves de saúde.
Homem com 41 ano, o paciente se encontrava internado em Belo Horizonte em Minas gerais, no Hospital Eduardo Menezes e veio a falecer na manhã do dia 28. O nome do paciente não sendo divulgado a fim de preserva a família.
Sem pânico
Fabio Baccheretti que é secretário de saúde de Minas Gerais, informou que não é necessário que a população entre em pânico. Já que alegou que o paciente que veio a óbito já enfrentava problemas de saúde e enfrentava tratamento de um linfoma.
E analisou que por ser um paciente oncológico com a saúde debilidade, seu caso se agravou por todas as circunstâncias e não vindo a falecer apenas por conta da varíola do macaco. Por esse motivo pede calma da população neste momento.
Varíola do macaco
Cientistas já sabem que a varíola do macaco acaba sendo transmitida de uma pessoa para outra através de fluidos corporais. Materiais contaminados (como roupas de camas e toalhas), dessa forma e contato próximo com lesões na pele.
Desse modo os sintomas possuem a duração em média entre 2 e 4 semanas e o paciente acabam melhorando sozinho. Médicos informam que casos muito graves podem acontecer. Assim, porém são extremamente raros de ocorrer.
Casos pelo Brasil
Por fim, até o dia 27 de julho o Brasil já possui o registro confirmado de 978 casos de varíola do macaco. Então sendo São Paulo o estado onde se concentra a maior parte com 744 casos com destaque de um paciente sendo criança, seguido por Rio de Janeiro com 117 casos.