Haverá redução na carga horária brasileira? Entenda a situação atual

Haverá redução na carga horária brasileira?
Haverá redução na carga horária brasileira? — Foto Divulgação.

Rio de Janeiro, 19 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Mudança para os trabalhadores! A atual redução da jornada de trabalho em algumas empresas estrangeiras vem causando discussões em solo nacional. Entenda no Blog Tecno-notícias!

Haverá redução na carga horária brasileira? Entenda a situação atual

A redução na carga horária de trabalho é algo que vem chamando atenção atualmente. Devido à mudança de muitas empresas ao redor do mundo. Entretanto, no Brasil ainda há empecilhos para isso se concretizar. Entenda essa situação!

Qual a jornada atual no Brasil?

Atualmente, a carga horária de trabalho, no Brasil, é de 44 horas semanais, ou seja, oito horas diárias. Tal carga foi instituída no país há muitos anos, mais especificamente no ano de 1932. Contudo, existe um debate intenso entre os empregadores e os trabalhadores há muitos anos acerca de uma possível redução na jornada de trabalho.

Outros países já mudaram a jornada de trabalho?

Recentemente, algumas empresas estrangeiras anunciaram que iriam reduzir a jornada de trabalho de seus empregados. Assim, a nova jornada anunciada por tais empresas é de 4 dias por semana, o que chamou a atenção de muitas pessoas. Principalmente aquelas favoráveis à mudança.

Ademais, é importante lembrar que, apesar da redução no tempo exigido de trabalho, os salários dos empregados não serão alterados. Sendo assim, a nova jornada de trabalho com 12 horas a menos por semana (de 44 horas semanais para 32 horas semanais). Não modificaria o valor recebido a cada mês.

Qual a vantagem de reduzir a jornada de trabalho?

De acordo com diversas pesquisas, em várias universidades ao redor do mundo, a redução na jornada de trabalho é muito vantajosa. Não só para os empregados, mas também para os empregadores. Além disso, é inegável que os trabalhadores apresentariam mais produtividade e bem-estar físico e psicológico. Principalmente porque teriam mais tempo livre para descansar e cuidar da própria saúde.

Qual as dificuldades?

No Brasil, já existe um projeto que prevê a redução da jornada de trabalho em solo nacional de 44 horas semanais para 40 horas semanais. Contudo, desde 1995, o texto não encaminha e ainda nem chegou a ser votado. Todavia, é inegável que tal redução traria muitos benefícios para os trabalhadores brasileiros.

Uma libriana um pouco tímida, tranqüila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.