Pão doce perfeito para começar o dia com o pé direito; aprenda como

Pão doce perfeito para começar o dia com o pé direito, aprenda como (Foto: iStock)
Pão doce perfeito para começar o dia com o pé direito, aprenda como (Foto: iStock)

Neste sábado, 13 de novembro, no Cozinha & Receitas, falaremos sobre o processo para fazer um pão doce fantástico, que será ótimo para seu café da manhã. Desta forma, vale a pena que acompanhe a receita, pois o resultado é incrível e sua família irá adorar.

Esta simples receita de pão doce demora no máximo 1 hora e 10 minutos para ser feita e rende 8 porções. Assim, conseguirá uma ótima pedida para começar o dia com o melhor sabor. Certamente sua família irá adorar.

Leia mais: Bolo de maçã com banana: aprenda a preparar para um café da manhã saboroso e rápido
Saiba como fazer pão doce
O pão doce é uma excelente alternativa para começar o dia com todo o sabor do mundo. Vale a pena dizer que é prático e eficiente na sua preparação, o que faz que seja perfeito para qualquer momento. Assim sendo, não pode se esquecer de acompanhar o passo a passo.
Ingredientes da receita

¼ copo de água morna;
1 pacote de levedura seca ativa;
½ xícara de chá de leite de coco quente;
½ xícara de chá de coco ralado adoçado;
1/3 xícara de açúcar;
½ colher de chá de sal;
2 a 2-1/2 xícaras de farinha para todos os fins;
½ xícara de chá de açúcar;
1 colher de chá de canela moída;
½ colher de chá de gengibre moído
½ baunilha;
¼ copo de manteiga, derretida.

Passo a passo do pão doce
Pão doce perfeito para começar o dia com o pé direito, aprenda como (Foto: iStock) Pão doce perfeito para começar o dia com o pé direito, aprenda como (Foto: iStock)

Em primeiro lugar, deverá acrescentar levedura à água morna e mexer para dissolver. Após, é importante deixar repousar até que a levedura tenha borbulhado, 5-7 minutos. Em seguida, não se esqueça de adicionar a mistura de levedura ao leite de coco morno.

A continuação, em uma tigela grande, combine coco, açúcar, sal, mistura de fermento e 1 xícara de farinha. Bata em velocidade média até ficar macio. Logo, mexa a farinha restante o suficiente para formar uma massa rígida, já que em primeiro momento, é pegajosa.

Posteriormente, vire a massa sobre uma superfície enfarinhada. Amasse até ficar lisa e elástica, durante 6-8 minutos. Coloque em uma tigela untada, girando uma vez para untar a parte superior. Cubra e deixe crescer em um local quente até dobrar o tamanho, cerca de 1 hora e meia.

Ao mesmo tempo, coloque superfície levemente enfarinhada. Divida em 8 porções. Enrole cada uma em uma corda de aproximadamente 30 centímetros. Após, enrole de ponta a ponta.

Ao terminar, coloque por cima de uma assadeira previamente untada enquanto deixa o forno previamente aquecido a uma temperatura de 125° C. Finalmente, aguarde até ficar marrom claro, 10-12 minutos.

Enquanto isso, misture o açúcar, canela e gengibre em uma tigela rasa, assim como a baunilha, que deverá ser quebrada. Utilizando a ponta de uma faca afiada, raspe as sementes do centro. Mexa na mistura de açúcar. Por último, pincele ainda quente com um pouco de manteiga derretida. Enrole na mistura de açúcar para revestir.
Sugestão de consumo da receita
Nossa sugestão de consumo da receita de pão doce é que coma acompanhado de um café recém coado, leite, achocolatado ou um chá. Além disso, certamente vai bem com uma boa conversa e uma companhia para iniciar o dia com o pé direito.

Saiba mais: Pão doce molhadinho: fácil de preparar, perfeito para o lanche da manhã

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.