Cozido de mandioca com bacon e tomate: uma receita saborosa e muito simples

Cozido de mandioca. Foto: Reprodução/iStok
Cozido de mandioca. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quarta, 23 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é cozido de mandioca com bacon e tomate.

Este delicioso cozido de mandioca com bacon e tomate é fácil e rápido de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rendendo até 6 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao passo a passo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer o cozido de mandioca com bacon e tomate

Quando você tiver mandioca na geladeira e precisar de um acompanhamento, considere este: a mandioca é cozida com uma lata de tomate pelado (alerta de ingrediente curinga!) e um refogado saboroso, que leva bacon, cebola, alho e pimentão.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

600 gramas de mandioca;
⅓ de xícara (chá) de bacon em cubos;
1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido);
½ pimentão vermelho;
1 cebola;
1 dente de alho;
3 ½ xícaras (chá) de água;
2 colheres (sopa) de azeite;
4 ramos de salsinha;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;

Passo a passo do cozido de mandioca com bacon e tomate
Cozido de mandioca. Foto: Reprodução/iStok2 Cozido de mandioca. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, corte as mandiocas em fatias grandes de 8 cm – assim fica mais fácil de descascar. Descasque, lave, corte cada pedaço ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 4 gomos. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e corte o pimentão ao meio. Descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos.

Logo após, lave, seque e pique fino a salsinha. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, acrescente o bacon e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até começar a dourar. Junte a cebola, o pimentão, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar.

Em seguida, adicione o alho e refogue por apenas 1 minuto. Logo após, acrescente a mandioca e o tomate pelado (com o líquido), tempere com sal e misture bem.

Posteriormente, regue com a água, tampe e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo vez ou outra, até a mandioca ficar macia e o molho encorpar. Por fim, acerte o sal e a pimenta-do-reino, misture a salsinha e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O cozido de mandioca com bacon e tomate, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso suco natural de sua preferência, juntamente com um delicioso arroz feito na hora. Essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]