Anúncio

3 erros de higiene comuns na cozinha que são risco à saúde: quase ninguém sabe disso!

Poucas pessoas já pensaram sobre o número 3

Foto do revisor (Angelita Jerônimo)
Revisado por: (Angelita Jerônimo)
Anúncio


São Paulo, terça-feira, 7 de junho por Lucca Ranoya – Limpar a cozinha pode ser uma tarefa árdua. Porém, com os macetes e entendimentos corretos, pode se tornar um processo fluído e gostoso de fazer. Claro, se tiver tempo.

Continua depois da publicidade

Não basta usar a esponja e limpar os talheres e pratos sujos da refeição. A cozinha engloba as pias, os escorredores, os ralos coletores de resíduos, o fogão, o chão etc. Enfim, pensar em tudo isso pode parecer muito.

Mas, hoje, te daremos 3 dicas para que consiga manter a higiene na cozinha em dia e facilitar esse processo de limpeza, que pode se tornar tão desgastante e chato se não for feito de forma organizada. Entenda.

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Como plantar e cultivar manga? É fácil? Saiba tudo, do zero a fruta

Continua depois da publicidade

Dicas de higiene para a cozinha

1 – Use sempre duas esponjas

Em primeiro lugar, a dica é clara e simples. Use sempre duas esponjas. Uma para limpar os pratos, panelas, copos e talheres de uma refeição e outra para limpar, posteriormente, a pia, os ralos e o fogão. Se conseguir manter um ritmo de limpeza rápido, sucinto e diário, poderá limpar todos os dias a sua pia, evitando o mau cheiro e o acúmulo de patógenos.

Afinal, você não deseja misturar a sujeira de um, com a limpeza de outro, não é mesmo? Além disso, como o óbvio precisa ser dito, sempre comece com a limpeza dos itens menos sujos (copos, talheres) para só depois limpar os mais grudentos e engordurados.

Solvente universal

Quem sabe, sabe. A água é um solvente universal. Nem sempre estamos no pique para limpar as louças após uma refeição relaxante e reconfortante. Quando deixamos os pratos na pia, a sujeira que era mole, começa a desidratar e endurecer.

Dessa forma, para evitar o trabalho de ter que tirar  cascas endurecidas das suas panelas, quando terminar de cozinhar e comer, encha as panelas com água e um pouco de detergente no final de cada refeição. Essa mistura irá amolecer a sujeira, para que, quando for limpar, possa retirá-las com mais facilidade.

Leia mais aqui: Como fazer delineado perfeito? Dicas e truques que farão você nunca errar

Atenção aos escorredores da cozinha

Enfim, uma das partes mais esquecidas na higienização da cozinha, são os escorredores, de talheres e de louças. Há quem diga que nunca limpou e higienizou o material desde que o comprou. O problema ali, é que, mesmo não estando exposto à sujeira direta da cozinha, a água que acumula no fundo do objeto fica parada e cria um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos e lodos.

3 erros de higiene comuns na cozinha que são risco à saúde: quase ninguém sabe disso! - Fonte: Canva
3 erros de higiene comuns na cozinha que são risco à saúde: quase ninguém sabe disso! – Fonte: Canva

Confere aí na sua casa, passa a mão embaixo do escorredor e veja se não está “gosmento”. Isso, tanto para os escorredores maiores quanto para àqueles  de talheres. Portanto, para evitar isso, realize semanalmente uma limpeza com a segunda bucha, de 30 segundos, usando detergente. Limpe o material e a superfície da pia sobre qual o escorredor estava.

Dica bônus

O último lugar que ira pensar estar sujo seria o apoio da esponja certo? Errado. Da mesma forma que os escorredores, por ser escuro e molhado, o suporte da esponja e do detergente pode acumular sujeiras com os dias e semanas. Por fim, para evitar isso, realize uma limpeza mensal, podendo utilizar  detergentes, abrir os locais escuros e higienizar todas as partes.

De acordo com a matéria publicada no site da Globo, escrita dia 21 de janeiro de 2013, os pequenos restos de comida podem espirrar na hora da lavagem, nas fendas escuras presentes nos utensílios de cozinha e podem favorecer a proliferação de bactérias nocivas. Isso foi o que o Infectologista Caio Rosenthal e o microbiologista Eneo Alves da Silva explicaram durante o texto.

A má higienização pode trazer sérios riscos à nossa saúde, uma vez que podemos nos expor a bactérias, fungos e outros seres nocivos com o acúmulo de sujeira nos pontos “cegos” da nossa cozinha. Afinal, o quão higiênicos somos, tem relação direta com quão saudáveis podemos ser.

Não saia antes de ler: Qual melhor produto para tirar encardido de piso? Esse é a melhor opção!

Carregando comentários aguarde...
...