Conheça os 10 erros mais comuns na hora de declarar o imposto de renda

Desde erros simples como erros de digitação até omissão de informações: conheça os principais erros na hora de declarar o Imposto de Renda e como evitá-los

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Franca, quarta-feira, 30 de março de 2022 por Sheila Sabatini –  Estamos no período do ano da declaração do imposto de renda e a Receita Federal espera receber 34 milhões de declarações até o dia 29 de abril e hoje iremos mostrar 10 erros principais podem fazer você cair na malha fina e ter dor de cabeça com o leão.

Continua depois da publicidade

A página Humor do Mercado vai trazer para você hoje de antemão, dicas importantes na  hora de declara o imposto de renda. Afinal, desde erros de digitação até informações incompletas podem ser cruciais para a Receita Federal atrasar sua restituição além de cobranças de multa.

Leia também:Como fazer o imposto de renda 2022? Saiba como não cair na malha fina 

10 erros que podem fazer você cair na malha fina

A princípio, dentre todos os erros que podem fazer você ir para na malha fina da Receita Federal, erros de digitação e informações incompletas são as mais comuns. Isso porque a  Receita Federal costuma cruzar os dados com diversas fontes como médicos, bancos, empresas, etc.

Assim, caso a receita encontre alguma inconsistência com a declaração em relação às informações recolhidas, isso pode gerar atraso na restituição e até multa.

Porém, se você enviou a sua declaração com alguma informação errada pode corrigir até o dia 29 de abril, basta fazer uma declaração retificadora.

Continua depois da publicidade

Confira também:O que acontece caso você não declare o seu imposto de renda? Descubra na nossa matéria

Continua depois da publicidade

Erros de digitação

Embora possa parecer simples, os erros de digitação são os mais comuns na hora da declaração, ao digitar 100,00, por exemplo, deverá acrescentar os centavos, pois o sistema poderá transformar em 10.000.00, gerando assim um valor não compatível com o valor gasto.

Não informar corretamente os dados do informe de rendimentos

Em seguida estão os erros de quem não preenche a declaração conforme consta nos informes de rendimentos fornecidos pelos bancos, INSS entre outros. Vale ressaltar que devemos dobrar a atenção ao preencher os dados no sistema, pois uma vez enviados, fica difícil encontrar o erro para corrigir.

Omitir rendimentos próprios ou dos dependentes

Omitir rendimentos extras como: alugueis, trabalhos autônomos ou temporários, ou omitir renda dos dependentes como pensão, aposentadoria entre outros também podem causar problemas além de gerar multas.

Informar o mesmo dependente em mais de uma declaração 

Inicialmente, em casos de pais que possuem apenas um filho, os mesmos devem declarar o dependente em somente uma declaração dos cônjuges. Assim, os  que possuem mais filhos podem dividi-los ou colocá-los em uma só declaração. Porém, apenas em caso de separação conjugal, o casal pode por o filho como dependente em ambas declarações.

Lançar despesas médicas indevidas ou sem comprovantes

Não raramente, as despesas médicas sem comprovantes, ou  indevidas também podem levar você a ter problemas com a Receita Federal. Portanto, declare despesas que você possa comprovar e deixe de fora os gastos como remédios comprados na farmácia ou reembolso que teve com o plano de saúde.

Confundir PGBL com VGBL

Geralmente muitas pessoas acabam confundindo esses dois planos de presidência o PGBL e o VGBL, apenas os planos PGBL devem ser declarados já para quem possui o plano VGBL deve ser declarado como uma aplicação financeira.

Atualizar o valor dos bens

Bens como imóveis e automóveis devem ser declarados em seu custo de aquisição, e atualizados apenas em caso de reforma ou construção, nesse caso, juntando os recibos e notas fiscais da construção e agregando o valor total do imóvel.

Você também poderá atualizar valores se você estiver pagando ainda as prestações da casa ou carro adquiridos, lançando o valor das prestações para aumentar o valor do imóvel.

Inquilino que não declarar o aluguel pago

Caso você pague aluguel.  também deverá declarar no Imposto de Renda na ficha de  “Pagamentos Efetuados”. Caso contrário você poderá pagar multa de até 20% sobre o valor do aluguel pago e não declarado.

Omitir compra e venda de bens dentro do mesmo ano

Você também deverá declarar as compras e vendas de bens com imóveis ou automóveis feitas dentro de um mesmo ano. Para isso você precisa preencher a ficha “Bens e Direitos”, com todos os dados do vendendo e do comprador além dos valores.

Apresentar variação patrimonial incompatível com a renda

Por último, apresentar variação do seu patrimônio incompatível com a sua renda, como por exemplo uma pessoa que declarar que ganha R$100 mil anuais e acaba comprado um imóvel de R$1 milhão, irá acabar chamando a atenção da Receita Federal, de acordo com essa matéria do site Uol do dia 23 de março de 2022.

Por fim, no vídeo do canal Gerando Empreendedores você pode conferir quais são os 10 maiores erros na hora de declara  o seu imposto de renda.

Você também pode gostar:Auxílio a idosos: quem declara imposto de renda pode fazer uma doação

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies