Hoje, 21 de janeiro de 2022, iremos trazer a história da Cacau Show, uma das maiores redes de franquias do nosso país. Vamos entender também como um adolescente transformou uma empresa de fundo de quintal na maior rede de chocolates finos do mundo.
Assim, o Humor de Mercado trará como surgiu uma das marcas com maior reconhecimento no mercado. Ainda, vamos trazer um pouco da história do empreendedor Alexandre Costa, o grande responsável pelo sucesso da empresa, que hoje possui um faturamento anual na casa dos bilhões.
Alexandre Costa — Fundador da Cacau Show
Alexandre Tadeu da Costa é fundador e presidente da Cacau Show, nascido em 1971, na cidade de São Paulo. Filho de comerciantes, começou a empresa aos 17 anos, de uma forma totalmente caseira, usando de suas habilidades naturais para o comércio. Alexandre possuía, ainda, muitos contatos, o que ajudou a iniciar o seu projeto.
Foi assim que, em um período de Páscoa, vendo que sua mãe não conseguia dar conta de todos os pedidos que tinha, resolveu assumir um compromisso para entrega de 2 mil ovos de páscoa de 50 gramas. Sendo que estes ovos seriam produzidos por uma fábrica conhecida, a qual Alexandre havia fechado uma parceria. Mas, perto da data, a fábrica não conseguiu cumprir com a entrega prometida.
No entanto, Costa não desanimou. Ele pegou 500 dólares emprestados com o seu tio, investiu em material e, com a ajuda de uma cozinheira vizinha, começou a fazer os seus chocolates e entregar diretamente ao consumidor.
O pedido foi um sucesso, sendo que o valor da venda foi suficiente para pagar todas as despesas, incluindo o empréstimo obtido. E com o lucro de 500 dólares, ele investiu na empresa como capital de giro, usando o dinheiro para fazer mais chocolates, fundando, assim, a Cacau Show.
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O crescimento e a expansão da Cacau Show
No início, a Cacau Show começou as suas atividades revendendo para comerciantes. Sendo que o próprio Alexandre realizava as vendas e as entregas dos produtos no comércio da região. Mas, os produtos chamaram a atenção, por conta do capricho e qualidade dos seus chocolates.
Foi assim que Alexandre Costa enxergou uma oportunidade de negócio que não era explorada no Brasil. Ele percebeu que as pessoas mais pobres não tinham acesso aos chocolates finos e de qualidade, pois eram muito caros.
Após um período de cursos realizados fora do Brasil, aonde buscava formas de melhorar a sua produção e aumentar os lucros, em 2001 ele abriu a sua primeira loja física, na cidade de Piracicaba. Com os preços altamente competitivos e qualidade nos produtos, a Cacau Show logo caiu no gosto dos brasileiros que esperavam por este produto diferenciado. Assim, uma das formas que encontrou para expandir os seus negócios, foi a abertura de franquias.
As franquias e a padronização das lojas
Em apenas um ano de existência, a empresa começou a expandir a sua rede, recebendo o pedido para abertura de 18 franquias. Já em 2010, pouco mais de 10 anos de existência, a Cacau Show já acumulava mais de 1000 franquias espalhadas pelo Brasil.
De acordo com Alexandre Costa, o segredo das franquias é sempre manter o monitoramento de todas as lojas, mantendo a padronização de atendimento, higiene e a qualidade. Conforme explica a seguir:
Todas as lojas devem ter o mesmo padrão. Por isso temos consultores que visitam as lojas todo mês verificando diversas questões técnicas na loja, nos estoques. Também realizamos auditorias nas lojas, pesquisas de satisfação dos clientes. Fazemos vários processos para que os consumidores tenham a mesma experiência em qualquer lugar. É isso: monitorar, ter procedimentos e entender que com o uso de ferramentas você pode controlar. Ouvir o cliente é muito importante também.
Atualmente, há cerca de 2000 pedidos de franquias para abertura, onde pretende-se atingir o número de 4000 lojas no Brasil.
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