Pagar com Pix parcelado é uma tendência que pode substituir o cartão de crédito. Leia para saber mais

A nova funcionalidade do Pix já tem uso e aceitação de bancos e fintechs

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Paraipaba, quinta-feira, 7 de abril, por Nonato Vieira ─ Realizar operações de compra ou financiamento e pagar com Pix parcelado já é uma realidade. Com efeito, muitos bancos e fintechs já utilizam mais essa facilidade que o Banco Central incorporou ao sistema instantâneo de pagamentos (Pix). O sistema pode diminuir o uso tanto dos cartões de crédito quanto dos boletos, e o leitor confere os detalhes aqui no Humor do Mercado.

Continua depois da publicidade

Nesse sentido, o sistema Pix se torna mais popular a cada dia. Enquanto isso, os bancos trabalham para se adaptarem às perdas que a eliminação das taxas cobradas nas transferências de recursos entre as contas está causando. Além disso, talvez seja o caso de pensar em soluções para a redução no uso do cartão de crédito, que já começa a acontecer.

Operações com o Pix sofrem atrasos com a greve dos funcionários do Banco Central. Confira os detalhes desse problema

Pagar com Pix parcelado já é uma realidade

O consumidor tem agora uma nova opção de compras com parcelamento que tem semelhança com o cartão, mas funciona de modo mais simples e com menos burocracia.

Contudo, a atração mais importante para os usuários do Pix, além da comodidade, é o valor das taxas de juros. De fato, os juros são bem mais baixos do que os vigentes nas operações com cartões de crédito, variando entre 2,5% e 2,9% ao mês.

O prazo de pagamento que as instituições oferecem aos clientes também é atraente. Assim é possível fazer as compras e pagar em até 12 ou 24 prestações sem nada de juros.

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Conheça a história e evolução do banco digital depois da implantação dos caixas eletrônicos em 1983. Acompanhe os detalhes

Risco de endividamento

O sistema que permite pagar com Pix parcelado não deixa de ser um endividamento, embora com regras e usos diferentes. Por isso, o consumidor precisa ter muita atenção para manter saldo na conta de onde sairá o dinheiro do pagamento via Pix.

Portanto, sem saldo na conta o consumidor pode acabar usando o limite e pagar taxas bem mais altas. Isso anularia a principal vantagem do Pix, que a taxa de juros menor.

Dessa forma, o consumidor precisa ficar atento para evitar empolgação e respeitar o seu orçamento. Afinal, o Pix, neste caso, será apenas uma forma nova de se endividar.

Para obter outras informações o leitor pode acessar a matéria escrita por Laura Alvarenga para o site da FDR em 4 de abril, ou assistir o vídeo abaixo do canal parceiro Band Jornalismo.

Saiba que o empréstimo para MEI e pessoa física tem condições especiais com o SIM Digital. Confira as novidades

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies