2021 foi maior endividamento dos brasileiros dos últimos tempos

Com a alta dos juros o endividamento dos brasileiros em 2022 pode piorar

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São Paulo, 14 de março –  O ano de 2021 foi o de maior endividamento dos brasileiros dos últimos tempos. Conforme matéria de Thais Carrança, BBC, publicada em março de 2022 no Portal G1, os brasileiros bateram recorde de dívidas em 2021 e, com a taxa alta de juros atual, em 2022 a inadimplência pode crescer ainda mais.

Continua depois da publicidade

Conforme esta matéria do G1, milhões de brasileiros começaram o ano com muitas dívidas, não tendo dinheiro nem para contas básicas, como, por exemplo, água, luz e aluguel. O Humor do Mercado irá destacar os principais pontos desta reportagem.

Veja mais: Saia das dívidas e seja um milionário: tenha um planejamento financeiro

Uma das consequências da crise econômica é o maior endividamento dos brasileiros

Nesta matéria publicada pelo Portal G1, há retratos reais de brasileiros que não estão conseguindo pagar nem suas contas para sobrevivência, como, por exemplo, água, luz, comida e teto. E, para famílias que possuem entes com problemas de saúde, a situação financeira chega a ser extrema.

O Brasil chegou ao patamar de 76,6% de endividamento médio das famílias. E isso tende a aumentar neste ano, devido à alta da inflação. Conforme dados demonstrados pelo G1, diversos itens básicos tiverem um grande impacto na renda das famílias, como, por exemplo, as seguintes altas: gasolina (47%), energia elétrica (21%), alimentos (8%) e medicamentos (6%).

Veja também que é informado que, segundo dos dados da Serasa, as contas básicas fecharam com endividamento de 23,9% em 2021, comparado ao de 20,4% de 2020. Este endividamento somente é menor que os de cartões de crédito, que representaram 27,7%.

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Veja também: Veja como pagar as dívidas mesmo ganhando pouco ou um salário mínimo

Comprar comida com cartão de crédito é realidade

O cartão de crédito continua sendo o maior vilão do endividamento brasileiro. Agora, os cartões de crédito estão registrando as suas maiores compras com alimentos, cerca de 70%. Desse modo, contas básicas estão sendo a causa de todo esse caos de dívidas.

Confira dicas de como começar a negociar

A primeira dica é anotar todo o orçamento e cortar gastos desnecessários. Logo depois, ver qual valor pode ser retirado por mês para pagamento das dívidas. Em seguida, com estes critérios estabelecidos, procurar pela dívida mais cara, por exemplo, cartão de crédito.

Para tanto, pode começar procurando por feirões e aplicativos que oferecem boas condições de negociação. Assim sendo, para ilustrar, assista o vídeo: “Como sair das dívidas rápido mesmo ganhando pouco”, do Canal Júlia Mendonça, do YouTube.

Veja também: Entenda a causa das dívidas e veja como se livrar delas com disciplina

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies