Rosa do deserto: por que não dá flor? Saiba mais

Tudo o que você precisa saber para sobre a rosa do deserto

Anúncio


A rosa do deserto é uma das plantas suculentas mais populares em todo o mundo por suas belas flores e morfologia. Contudo, às vezes não dá flores. Por isso, hoje, terça-feira, 18 de janeiro de 2022, nós do Lar Doce Lar iremos te ensinar mais sobre os motivos para sua rosa do deserto não dar flor.

Por que a rosa do deserto não dá flor? Saiba o que pode estar acontecendo

1. Iluminação

Rosas do deserto são plantas de luz exigentes. Elas devem ter pelo menos seis horas de sol por dia, caso contrário não crescem bem.

Na ausência de luz solar, duas coisas também podem acontecer: crescimento fraco de comprimento e uma tendência a procurar luz, fazendo com que a planta se torça para o lado.

2. Temperatura

É importante que você saiba que as rosas do deserto não são acostumadas com o frio. Dessa forma, se elas não florescerem, pode ser por causa disso.

De fato, quando são submetidas a baixas temperaturas, o metabolismo delas fica lento. Assim sendo, não conseguem florescer.

Continua depois da publicidade

Por isso, se você vive, por exemplo, na região sul do Brasil, é essencial ter cuidado nos dias mais frios e proteger suas plantas.

Continua depois da publicidade
Rosa do deserto
Rosa do deserto: por que não dá flor?
Fonte: Canva Pro

3. Substrato

O substrato para rosas do deserto é muito específico, mas fácil de compor. Ele deve ser rico em potássio, fósforo e cálcio, macio e essencialmente com boa drenagem.

Contudo, é importante que você tenha em mente que, como o substrato deve drenar bem, alguns nutrientes podem acabar “indo embora”. Isso faz com que a planta fique sem os nutrientes necessários e dessa forma, não consiga florescer.

Esse é outro dos motivos mais comuns para a planta não florescer. Por isso, é importante ter atenção especial a isso.

4. Poda

Não tenha medo de podar sua rosa do deserto. A poda é essencial para moldar a planta e também serve para incentivar a floração. Tenha cuidado ao podar para induzir a floração. Use como último recurso. Antes disso, a fertilização deve ser melhorada, prestando mais atenção aos nutrientes mencionados acima.

5. Disseminação

Você pode fazer mudas de rosa do deserto por meio de estacas ou sementes. Caso você escolha a opção de estacas, é preciso ter muito cuidado para não cortar demais da planta original.

De fato, conhecemos casos em que após a disseminação, as rosas do deserto pararam de dar flores. Por isso, é importante que você pesquise e estude muito bem como esse processo deve ser feito.

As mudas devem estar em pleno sol para se acostumar com essa condição de iluminação. O momento para o transplante é quando a muda é de 3 pares de folhas verdadeiras. Após 6 a 8 meses de mudas germinadas, as plantas começam a florescer.

Rosa do deserto
Rosa do deserto: por que não dá flor?
Fonte: Canva Pro

6. Irrigação

Uma maneira de saber se sua planta está com sede é pressionar a haste levemente. Se elas murcharem, isso significa que a planta está desidratada. Neste caso, dê uma boa irrigação, mas sem inundações e verifique o substrato constantemente.

Leia aqui: Quer uma receita de bolo refrescante? Confira a receita do bolo de coco gelado

Saiba agora COMO ELIMINAR FORMIGAS na RAÇÃO DOS PETS

Carregando comentários aguarde...
...
...