Comida requentada prejudica a saúde? Descubra como aproveitar e não perde nutrientes

Na correria do dia a dia fica difícil fazer comida todos os dias, veja como requentar sem perder nutrientes

Anúncio


Quem não usou as sobras de um delicioso almoço de domingo para garantir a comida durante toda a semana? A prática do reaquecimento dos alimentos é muito comum. Por isso, venha saber com a Coluna Lar Doce Lar, do TecnoNotícias, desta segunda-feira, 14 de fevereiro, como aproveitar os nutrientes da comida requentada.

Confira também: As Flores Do Limão Não Viram Frutos? O Que Fazer?

Como aproveitar os nutrientes da comida requentada

Como aproveitar os nutrientes da comida requentada
Como aproveitar os nutrientes da comida requentada – Foto: Adobe Stock

A comida requentada é especialmente preparada para aqueles que precisam otimizar o tempo na cozinha. Contudo, a boa notícia é que, se feito corretamente, este hábito pode fazer parte de uma dieta saudável, fornecendo sabor e nutrientes por mais tempo.

Sobretudo, seja no microondas, no fogão ou no banho-maria, reaquecer alimentos é uma prática saudável e uma boa maneira de economizar um pouco, ao mesmo tempo em que evita o desperdício de alimentos.

Além disso, algumas vitaminas, como a vitamina C (ácido ascórbico), B1 (tiamina), B5 (ácido pantotênico) e B9 (ácido fólico), são instáveis na presença de calor, ou seja, se perdem quando aquecidas. Portanto, é preciso ter cuidado ao cozinhar os alimentos para evitar a perda de nutrientes.

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Vinagre De Maçã No Cabelo: Tudo O Que Você Precisa Saber!

Continua depois da publicidade

Como podemos requentar de forma saudável sem perder nutrientes?

Como podemos reutilizar os alimentos de forma saudável sem perder nutrientes?
Como podemos reutilizar os alimentos de forma saudável sem perder nutrientes? – Foto: Adobe Stock

Requentar comida com pouca água e em pouco tempo – Os alimentos e suas propriedades nutricionais não podem suportar altas temperaturas por muito tempo. Sendo assim, seus nutrientes podem ser perdidos durante o cozimento, portanto, deixe-os por apenas o tempo certo.

Vapor de legumes – O vapor é uma das formas mais saudáveis de cozinhar. Embora o processo leve um pouco mais do que o normal, a vaporização preserva os nutrientes (vitaminas e minerais) e garante um sabor mais natural do alimento. Os vegetais continuam a ser mais nutritivos e saborosos.

Descongelar o alimento na geladeira – Ao invés de usar o microondas para descongelá-lo, retirá-lo com antecedência e deixá-lo na geladeira, para que quando você preparar a refeição. O alimento já está descongelado e só precisa ser reaquecido.

Espere que o alimento esfrie – Nesse sentido, você não deve terminar de cozinhar e colocá-lo diretamente na geladeira “Você deve esperar que o alimento esfrie antes de armazená-lo. Contudo, não espere mais de duas horas à temperatura ambiente.

Reaquecimento somente uma vez – Sobretudo, se sobrar muito alimento, divida-o em pequenas porções para não repetir este processo. Dado que o reaquecimento dos alimentos deve ser feito somente uma vez, a uma temperatura maior ou igual a 74º C.

Onde reaquecer – O reaquecimento pode ser feito no forno, em banho-maria ou no microondas. É importante que todos os alimentos atinjam pelo menos 74ºC para reduzir o risco de intoxicação alimentar.

Reutilizar água de cozimento – Além disso, como alguns nutrientes e propriedades permanecem na água de cozimento, então procure usá-la para preparar sopas, cozinhar arroz ou massas.

Veja também: Como Ter Joaninhas No Jardim? Saiba A Importância Delas Para As Plantas

DICAS de como escolher os LOOKS PERFEITOS para viajar e a MALA CERTA para caber TUDO!

Carregando comentários aguarde...
...