Como cultivar o perfumado cravo-da-índia? Veja o passo a passo

Saiba como cultivar essa especiaria e aproveitar seus benefícios

Anúncio


O cravo-da-Índia é uma especiaria muito utilizada, seja como ingrediente de receitas para agregar sabor ou devido aos seus efeitos medicinais. Para você aprender como cultivar cravo-da-Índia, hoje, quarta-feira, 15/12, o Lar Doce Lar vai te apresentar formas de cultivar essa especiaria e então desfrutar de suas propriedades.

Como cultivar cravo-da-Índia

Como cultivar cravo-da-Índia, Foto: Canva Pro.
Como cultivar cravo-da-Índia, Foto: Canva Pro.

Uma especiaria bastante conhecida e utilizada em diversas receitas, o cravo-da-Índia possui diversos nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo e ajudam a prevenir doenças.

Entre suas propriedades, ajuda na resposta às infecções por possuir ação antimicrobiana, tem em sua composição compostos bioativos que atuam como antioxidantes e por isso ajuda no combate ao câncer. Além disso, ajuda a manter os mosquitos distantes devido ao seu odor.

O plantio do cravo demanda paciência, pois demora anos para florescer. No entanto, possui uma longa vida, de mais de cem longos anos. Alguns fatores interferem em seu cultivo, como o clima, o espaço onde será plantado e outros cuidados que devem ser tomados.

Inicialmente deve-se ter em mãos as sementes e aguardar até que germinem, o que demora em torno de dois meses. Após esse período é que se dá, de fato, o plantio; preferencialmente em terrenos com alguma profundidade.

Continua depois da publicidade

Plantio

Quando atingem aproximadamente 30 centímetros, as mudas estão prontas para serem plantadas. O clima tropical é favorável para essa planta, com temperaturas em torno de 25 graus, e a sombra é essencial no local onde será feita a plantação, a fim de proteger contra a ação do sol.

Continua depois da publicidade

Pode ser plantado em vasos, para isso deve ser aberto um espaço de aproximadamente 10 centímetros de profundidade e a distância entre as sementes deve ser de pelo menos 10 cm também.

Solo

O solo deve dispor de matéria orgânica. Para o adubo, recomenda-se o uso de esterco bovino, terra preta, até mesmo sobras de compostagem. Além disso, deve-se ter cuidado com pragas, a exemplo das formigas, para isso a aplicação de produtos como formicidas é bem-vinda.

Como cultivar cravo-da-Índia, Foto: Canva Pro.
Como cultivar cravo-da-Índia, Foto: Canva Pro.

Outro aspecto importante é em relação às outras plantas que podem invadir o espaço do cravo, então deve ser mantida atenção quanto a isso e pode ser feito o coroamento e a roçagem, para impedir essa invasão de outras plantas.

Irrigação

Como cultivar cravo-da-Índia, Foto: Canva Pro.
Como cultivar cravo-da-Índia, Foto: Canva Pro.

O cravo-da-Índia necessita de água, portanto deve ser regado com frequência, principalmente nos primeiros três a quatro anos. Entretanto, deve-se evitar o excesso de água. É importante um solo com boa drenagem.

Colheita

Em geral, o cravo começa a florescer após cerca de seis anos. Devem ser colhidos os botões das flores, antes de desabrochar, quando ainda não estão muito avermelhados, com cuidado para não machucar seus galhos.

Após colher os botões, deve-se deixá-los secar ao sol ou em câmaras de ar quente. Com observação da perda de peso (por volta de dois terços do peso de quando foram colhidos).

Um outro aspecto a ser observado é quanto a cor, pois o caule deve ter escurecido e o restante do botão deve adquirir coloração castanha durante esse período, que leva uns 5 a 6 dias. Depois disso está pronto para ser utilizado.

Veja também: Aproveite espaço! Dicas infalíveis para fazer um lindo jardim vertical em casa sem gastar nada

Benefícios das ervas e temperos: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...
...