Aprenda como cultivar alho-poró em vasos ou canteiros e tenha fresquinho em casa

Plante alho-poró e tenha em casa a planta conhecida pelo seu caule.

O alho-poró é uma planta popular e amplamente utilizada na nossa gastronomia, devido ao sabor suave que tem seu caule. Por isso hoje (27/10) você vai aprender como cultivar alho-poró em vasos ou canteiros aqui no Lar Doce Lar.

Como cultivar alho-poró em vasos ou canteiros

alho-poró em vaso ou canteiro
Saiba como plantar alho-poró no canteiro de sua casa. / Foto: Freepik

Primeiramente, para começar o procedimento do plantio de alho-poró em vasos ou canteiros, plante-o através das suas sementes.

Nesse sentido, elas devem ser plantadas no local definitivo ou na sementeira com um centímetro de profundidade.

No entanto, caso faça o plantio na sementeira, lembre de transportar para o local definitivo quando as mudas atingirem de 10 a 20 centímetros de altura.

O solo ideal para o plantio do alho-poró em vasos ou canteiros é bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e também rico em nitrogênio.

Além disso, você deve regar a plantação frequentemente para que o solo seja sempre mantido úmido, no entanto, nunca encharcado.

A luz solar direta é importante para o desenvolvimento da plantação. Ou seja, a exposição direta ao sol deve acontecer durante, no mínimo, quatro horas diárias.

Para o cultivo de alho-poró em vasos ou canteiros, o clima ameno, entre 13 e 24 graus é o recomendado. Mas, pode ser cultivado em clima mais quente se o solo for mantido bem úmido.

No caso de plantação em vaso, a atenção deve ser redobrada para a drenagem. Os vasos ou jardineiras precisam ter, ao menos, 25 centímetros de profundidade. Quanto maior a profundidade, melhor.

Finalmente, a colheita acontece após 120 dias do plantio, dependendo das condições de cultivo. As plantas são retiradas juntamente com o pseudo caule, que é a parte consumida. Por outro lado, as folhas também são comestíveis, embora menos utilizadas.

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Neste vídeo você vai aprender que o café, além de uma bebida deliciosa, gera a borra que pode ser usada de muitas maneiras, mas as pessoas acabam jogando fora. Veja agora mesmo tudo que é possível fazer!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.