Vai comprar beterrabas? Leia agora como escolher as melhores

Como escolher beterraba: dicas para não errar

Anúncio


A hora das compras é sagrada! Para evitar chegar em casa com dores de cabeça e arrependimentos, é preciso ficar atento para escolher os melhores produtos e evitar desperdícios. A beterraba é uma raiz repleta de benefícios, e sua inclusão na dieta somente trará pontos positivos. Por conta disso, hoje, 20/11/2021, aqui no Tecno Notícias, vamos dar algumas dicas sobre como escolher beterraba! Então, leia o artigo e confira!

Como escolher beterraba

Beterraba é uma raiz com sabor ligeiramente adocicado, que pode ser consumida cozida ou crua em saladas, ou até mesmo em forma de suco. Para aproveitá-la da melhor forma é preciso saber escolher.

Neste caso, tamanho não é importante. Escolha beterrabas de cor firme, é necessário que elas tenham casca uniforme e estejam consistentes ao toque. Beterrabas enrugadas ou esponjosas não estão mais tão frescas e irão estragar com maior rapidez.

Como conservar a beterraba

Logo ao comprar, ela pode ser mantida na geladeira por até 15 dias, embalada em saco plástico perfurado. Uma dica valiosa para a conservação do legume é coloca-lo imerso em água, na geladeira, enquanto não for consumido. Essa água deve ser trocada a cada 2-3 dias, e pode ser mantida por mais tempo sem que o legume comece a enrugar com maior rapidez.

Caso opte por conservar a beterraba já descascada, até mesmo ralada, poderá guarda-la sob refrigeração  de 3-4 dias. As cascas são a própria proteção do legume, portanto quando esse uma vez exposto, seu tempo de conservação será menor.

Continua depois da publicidade

Benefícios da beterraba

Como escolher beterraba. Foto: Canva Pro.
Como escolher beterraba. Foto: Canva Pro.

A beterraba é conhecida como uma aliada nas atividades físicas. Porém, não para por ai! Rica em vitaminas A, B, C  e minerais como sódio, potássio e ferro, a beterraba também atua na prevenção de doenças.

Rica também em nitratos, substâncias de ação vasodilatadora que controlam a pressão arterial, contribuem para facilitar o trabalho do coração. Além disso, o potássio presente na beterraba fortalece o músculo cardíaco, fazendo-o trabalhar com eficiência.

Outro fator positivo para a ingestão desse legume é a resistência que esse fornece ao sistema imunológico, ajudando na defesa do organismo a infecções.  Ademais, ainda combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento das células do organismo, inclusive as que trabalham na prevenção de doenças, incluindo o Alzheimer.

Os nutrientes encontrados neste legume podem ajudar a prevenir problemas degenerativos como nesta doença, visto que são importantes para a saúde do sistema nervoso, evitando a deterioração dos neurônios. Os nitratos, citados anteriormente contribuem para a oxigenação de todos os tecidos, incluindo o cérebro.

Congelar pode ser uma ótima saída para aumentar a durabilidade

Para aquelas verduras, frutas ou legumes já um pouco mais maduras, que correm grande risco de sair da validade, congelá-las ajuda a reduzir o desperdício. É importante que estejam higienizadas previamente, e sem casca.

No caso da beterraba, pode virar um suco extremamente nutritivo e refrescante. Basta bater o legume cru com água ou, até mesmo, água de coco. Ainda melhor para o sabor e nutrição é juntar o suco de uma laranja, metade de uma cenoura e ¼ de beterraba no liquidificador. Quando pronto, é somente colocar o suco em um copo e beber (não há necessidade de coar).

Veja mais: Saiba Como Cultivar Morangos Em Vaso E Colha Suas Próprias Frutas.

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Carregando comentários aguarde...
...