Publicidade

Como cultivar batata baroa (no vaso)? É possível e você vai amar o resultado!

Hoje, 30 de Janeiro de 2022, aqui no Lar Doce Lar, vamos aprender como cultivar batata baroa no vaso, para que assim você possa ter esse alimento a sua disposição e fazer os melhores pratos.

Saiba como cultivar batata baroa no vaso

Apesar de se parecer com a batata inglesa, do qual é apreciada de varias formas na culinária brasileira, a batata baroa, também conhecida como mandioquinha, é de outra família. Ela é sul-americana, originaria dos Andes, e gosta de temperaturas frias, ou seja, ótima para ser cultivada no inverno.

Esse alimento tem uma raiz adocicada e é muito apreciada em cozidos e sopas, mas pode ser consumida de várias outras formas, como por exemplo em bolos e pães.

Ela é rica em vitaminas A, B1, B2, C, D e E, carboidratos, potássio, silício, fósforo, enxofre, cloro, cálcio, ferro e magnésio, ou seja, vale muito consumir e cultivar esse alimento.

A batata baroa pode ser colhida de 7 a 14 meses, portanto se você gosta do sabor desse legume e deseja ter cultivada em casa, anote as dicas de como fazer esse processo.

Leia mais: Horta em casa: saiba dicas especiais para ter sempre à mão seus próprios temperos

Passo a passo de como cultivar batata baroa no vaso

Batata baroa do seu quintal para sua mesa. Adobe Stock

Em primeiro lugar, para cultivar a batata baroa, separe um vaso furado com boa profundidade, pois a raiz precisa de espaço para crescer e se desenvolver. Um vaso de 50 cm de profundidade, altura e largura é ideal.

Publicidade
Publicidade

Você pode comprar mudas da plantas para cultivar em casa. A sugestão que use as estações com temperaturas mais baixas para plantar, pois é o que ela preferere.

A muda da batata baroa é uma brotação. Quando você compram vem um pedaço dela com um ponta da onde sairá as folhagens. Na hora de plantar, é importante deixar essa parte para fora da terra.

Veja como preparar o vaso com as seguintes camadas:

  • Faça uma cada com as pedrinhas de argila
  • Por cima coloque a manta de drenagem
  • E em seguida completa com substrato bem fofinho e solto
  • Coloque a muda da batata baroa, não esquecendo de deixar a ponta para fora da terra;
  • Depois disso faça uma cada de palhas secas e duras para proteger a muda de batata baroa
  • No final, molhe bem a ponta de vasar a agua.

Essa planta precisa de uma ambiente úmido para se desenvolver, sendo assim, sempre verifique como está o substrato e garanta que ele esteja sempre úmido, mas não encharcado.

Outra dica importante é garantir os nutrientes que a batata baroa precisa para se desenvolver, portanto prepare o substrato com um adubo rico em macro e micronutrientes.

Quando as folhas começarem a amarelar, é um sinal que ela esta pronta para a colheita, e a partir disso você pode fazer suas próprias mudas.

Veja também: Batata smile feita em casa: deliciosa, sem conservantes, sequinha e rende 3 porções; confira

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Patrícia Camargo: Moradora de Hortolândia/SP. Adoro tomar sol e ler romances. Agora redatora freelancer.
Publicidade