Salvador, 22 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Já ouviu falar nos lindos bonsais? Nada mais são do que resultados de uma arte de cultivo em bandejas, criando árvores em miniaturas. Ou seja, o objetivo final é criar uma representação miniaturizada da natureza, embora, totalmente realista.
Entretanto, são plantas que demandam muitos cuidados específicos e podem morrer facilmente caso haja algum erro durante o cultivo. Desta maneira, você sabe como reviver o bonsai?
Portanto, de modo a continuar utilizando a miniatura em seu projeto paisagístico é preciso aprender as melhores técnicas para reviver o bonsai. Logo, compartilhe esse conteúdo com os amantes dessa arte e os deixe por dentro das principais técnicas para reviver essas lindas e exóticas plantas.
Diminua a frequência de regas para reviver o bonsai
Uma das reclamações mais frequentes de quem possui um bonsai que está com problemas é a descoloração das folhas. Deste modo, folhagens murchas e descoloridas é sinal de excesso de água nas raízes do bonsai.
Assim, a solução desse problema pode estar atrelada à diminuição da frequência das regas. Logo, conforme a variedade do seu bonsai, faça testes até descobrir qual a frequência adequada para a sua planta.
Transfira seu bonsai
Ademais, o bonsai também pode estar definhando devido à falta de replantio. Isso ocorre, pois, com o passar do tempo as raízes da árvore do bonsai vão ficando sem espaço adequado, o que pode levar ao amarelamento das folhas.
Embora cada espécie possua seu tempo específico para o transplante em um novo vaso, a grande maioria segue a mesma regra. Assim, as trocas devem ocorrer uma vez ao ano, enquanto jovem, e a cada três anos quando já adultas. Ainda, é preciso selecionar um vaso com furos na base, de modo a proporcionar a drenagem da água.
Remova as raízes secas para reviver o bonsai
Ademais, conforme o site Wiki How, remover as raízes secas também ajuda a reviver o bonsai. Folhas amarelas e mau cheiro são sinais de que as raízes estão secas e mortas. Logo, levante a planta inteira cuidadosamente, dê uma olhada nas raízes e remova as que estão com uma aparência ressecada.
Remova os fungos e as pragas
Ainda, pequenos inimigos podem estar atacando o seu bonsai, levando à morte da sua plantinha. Portanto, o Tecno Notícias recomenda, primeiramente, identificar o tipo de invasor que está atingindo o seu bonsai. Assim, os fungos geram pequenos pontos brancos nas estruturas do bonsai e, para eliminá-los basta aplicar álcool isopropílico com auxílio de um algodão.
No caso das pragas como ácaros, cochonilhas e pulgões, é preciso recorrer à aplicação de pesticidas. Assim, a recomendação é aplicar pesticidas nas áreas afetadas seguindo as orientações do fabricante. Mas, caso seja mais adepto a um método mais caseiro, aplique uma solução com água, vinagre e detergente cuidadosamente nos caules e folhas, ajudando a reviver o bonsai.